O report Nurturing the Next Gen: Blueprint for Instructor Recruitment da Les Mills fornece um guia para atrair e recrutar a próxima geração de instrutores de fitness. O principal destaque é a necessidade de reformular as estratégias de recrutamento para envolver os jovens, especialmente a Geração Z, que representam o futuro da indústria do fitness.
As principais conclusões foram:
- Falta de mentoria: Uma barreira significativa para os jovens interessados em tornar-se instrutores é a ausência de mentores. Muitos sentem-se pouco confiantes e sem apoio.
- Membros actuais de ginásio: A maioria dos potenciais instrutores (73%) já é membro de um ginásio, sendo que 60% participam em treinos de grupo. Por isso, é essencial ter uma boa capacidade de identificar estes talentos durante as aulas e procurar incentivar a seguir esta carreira profissional.
- Motivações diversas: Muitos são motivados pelo desejo de transformar o seu hobby numa profissão. Cerca de 32% dos potenciais instrutores procuram manter-se activos e 29% querem ajudar outros a desenvolver o gosto pelo fitness.
- Diversidade de géneros: 42% dos potenciais instrutores são do sexo masculino, o que indica um interesse mais alargado na formação em grupo que deve ser aproveitado nos esforços de recrutamento.
O relatório aconselha os operadores de fitness a criar programas de mentores para apoiar jovens potenciais instrutores, a utilizar as redes sociais de forma eficaz, uma vez que a maioria já utiliza plataformas como o YouTube, o Instagram e o TikTok para documentar os seus percursos de fitness.
Dar maior ênfase à comunidade e aos valores uma vez que os jovens querem empregadores que estejam alinhados com a sua identidade, que se preocupem com questões sociais e que ofereçam um caminho claro para a progressão. Ao adoptarem estas estratégias, os clubes podem atrair e alimentar a próxima geração de instrutores de fitness, garantindo o crescimento e o sucesso a longo prazo.