As 10 Tendências Fitness para 2020, segundo a ACSM

Pelo 14º ano consecutivo, o inquérito anual da ACSM divulga as principais tendências de fitness para 2020.

jfit1A novidade do inquérito deste ano foi a inclusão de potenciais novas tendências como o Movimento Mente-Corpo (por exemplo, Tai Chi) e Estilo de Vida Medicinal

Nas principais movimentações do Top deste ano, está como novidade a aparecer este ano no 4.º lugar o treino com pesos livres e no 16.º lugar o estilo de vida medicinal.

Alteram de posições o treino de circuito que sobe do 21.º lugar de 2019 para o n.º 17 este ano, e o exercício de crianças sobe do 28.º lugar de 2019 para o 20.º lugar. De fora  do top deste ano fica- ram as aplicações de exercícios, dispositivos de mobilidade/miofasciais, Personal Training em pequenos grupos e aulas de pós-reabilitação.

Para o inquérito deste ano foram apresentadas 38 possíveis tendências, das quais 20 são divulgadas pela ACSM na sua publicação. 


O Top 10 para 2020 é o seguinte:

1. Tecnologia Wearable (Tecnologia “vestível”). A tecnologia wearable foi novamente a tendência n.º 1 desde 2016 e inclui rastreadores de fitness, relógios inteligentes, monitores de RH e dispositivos de localização GPS.

2. High-intensity interval training (HIIT) (Treino intervalado de alta intensidade). Estes programas de exercícios envolvem treinos curtos de exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto período de descanso.

3. Treino em grupo. As aulas em grupo são planeadas para serem sessões motivacionais eficazes para diferentes níveis de condicionamento físico, com instrutores a ensinar muitos tipos de aulas com diferentes equipamentos, desde aulas de cardio e ciclismo indoor a aulas de dança e aulas de step.

4. Treino com pesos livres. Classes de pesos livres, halteres, kettlebells, halteres e bolas medicinais em que os instrutores começam a ensinar a forma adequada para cada exercício e vão aumentando progressivamente a resistência assim que a forma correta vai sendo atingida.

5. Personal training. O treino individual continua a ser uma tendência, à medida que a profissão de Personal Trainer se torna mais acessível. O Personal Training inclui testes de condicionamento físico e estabelecimento de metas, onde o treinador trabalha individualmente com um cliente com exercícios específicos para as suas necessidades e metas individuais.

6. Exercise is Medicine (EIM) é uma iniciativa global de saúde que se concentra em incentivar os médicos de cuidados básicos e outros prestadores de saúde a incluir a avaliação da actividade física e recomendações de tratamento associadas como parte de cada visita do paciente, e encaminhar os seus pacientes para profissionais do desporto. Além disso, o EIM reconhece os profissionais de fitness como parte da equipa de saúde nas suas comunidades locais.

7. Treino com peso corporal. Usa uma combinação de treino com peso corporal e movimentos neuromotores. O treino com pesos corporais utiliza equipamentos mínimos, o que o torna uma maneira acessível de se exercitar com eficiência.

8. Programas de condicionamento físico para idosos. Essa tendência continua a enfatizar as necessidades de condicionamento físico do Baby Boom e das gerações mais antigas. As pessoas estão a viver mais, a trabalhar mais e a permanecer saudáveis ​​e activas por mais tempo.

9. Treino em saúde/bem-estar. Essa é uma tendência crescente de integrar a ciência comportamental aos programas de promoção da saúde e estilo de vida medicinal. O treino em Saúde/Bem-Estar usa uma abordagem individual e/ou em pequenos grupos com o treinador, que fornece suporte, definição de metas, orientação e incentivo, usando estratégias de intervenção para mudança de comportamento.

10. Empregar profissionais certificados em fitness . A importância de contratar profissionais certificados em fitness através de programas educacionais e programas de certificação totalmente credenciados para profissionais de saúde está rapidamente se tornando uma tendência.

Conheça toda a informação em: journals.lww.com

Fonte: Health Fitness Journal da ACSM

SYNRGY 180: O Novo Treino Funcional para o teu Ginásio

A Life Fitness  lançou um novo produto, a SYNRGY180 que promete revolucionar o treino funcional.

LFitnessA SYNRGY180 foi projetado para ginásios que procuram incorporar um sistema de treino funcional completo que ocupe pouco espaço, pois quando arrumado, a SYNRGY180 fica colocado adjacente à parede.

O sistema pode ser configurado em diferentes tamanhos e de acordo com a aplicação desejada e oferece milhares de possibilidades de treino para qualquer espaço..

.

“A SYNRGY180 da Life Fitness foi projetado
para ginásiosque procuram incorporarum sistema
completo de treino funcional que ocupe pouco espaço.”

 

Quais os benefícios que a Synrgy180 apresenta?

  • Eficácia: É um sistema de treino funcional completo que ocupa um espaço pequeno. Os ginásios podem criar uma área de treino sólida e eficiente, com um espaço amplo de arrumação.
  • Flexibilidade: O seu tamanho é expansível e permite adicionar variantes de treino de acordo com as preferências do usuário.
  • Design: O seu design atraente e de qualidade melhoram a imagem de qualquer ginásio.

Existem diferentes opções de arrumação:

Synrgy-180-Life-Fitness-estructura-1200x934P

 

O que é importante incluir no treino funcional nas atividades  de um ginásio?

  • Melhora a mobilidade geral, tanto articular como muscular dos usuários.
  • Facilita a queima de gordura, o desenvolvimento de massa muscular e implica um aumento de força, velocidade, agilidade, potência e flexibilidade.
  • Oferece uma dose de diversão e motivação dos membros para promover a retenção no ginásio. É um treino muito dinâmico ao utilizar uma grande variedade de acessórios para executar diferentes movimentos.
  • O treino funcional é benéfico para as relações sociais, pois é um treino em grupo, o que facilita novas amizades. É uma ótima maneira de estimular e envolver os membros de qualquer ginásio.
  • É uma das tendências da atual indústria do fitness.

Synrgy 180

 

Saiba mais informação através do seguinte link: http://lifefitness.pt/consultoria-gratis/

 

Portugal na Feira de Franchising de Abu Dhabi

Embaixador de Portugal inaugura Pavilhão de Portugal na Feira de Franchising de Abu Dhabi

Portuguese Pavilion

Portugal marcou presença na International Franchise Exhibition (IFE), a feira de Franchising de Abu Dhabi.

A mesma decorreu nos dias 23 e 24 de Outubro e contou com o Pavilhão de Portugal ao qual foram levadas três marcas portuguesas – Luzzo Pizzaria, Personal20 e Vivafit.

O Sr. Embaixador de Portugal em Abu Dhabi, Dr. Joaquim Moreira de Lemos, e o delegado do Aicep, Eng. Manuel Couto Miranda, inauguraram o pavilhão português e fizeram parte da comitiva oficial da inauguração da feira.

Tanto a Vivafit como a Personal20 já têm ginásios abertos em Abu Dhabi e visitaram esta feira com o intuito de seleccionar mais franchisados na região do Golfo Pérsico. Para a Luzzo Pizzarias, esta foi a primeira incursão nos Emirados Árabes Unidos, onde procuram um Master Franqueador.

Cristina Matos, Diretora Geral da APF – Associação Portuguesa de Franchising, e Presidente da “task force” do Conselho Mundial de Franchising, foi surpreendida pela positiva com a informação de que o Pavilhão de Portugal recebeu cerca de 90 interessados em abrir franchisings nos Emirados Árabes Unidos, Bahrain, Arábia Saudita e Índia, com especial interesse na área do fitness, acreditando que a feira vai trazer frutos aos franqueadores portugueses.

Inauguração Pavilhao de Portugal Abu Dhabi

A Luzzo Pizzarias é uma marca portuguesa de Franchising de Pizzarias com presença em Portugal e Espanha, contando com 35 contratos de franchising assinados e 21 lojas abertas até ao final de 2019. A Personal20 é uma marca portuguesa de estúdios de electroestimulação muscular com presença nos Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos e Qatar. A Vivafit é a marca portuguesa de ginásios femininos com unidades em Espanha, Índia, Paquistão, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Taiwan e Uruguay.

A transformação da AGAP para Portugal Activo

A transformação da AGAP para Portugal Activo, um grande desafio!

A AGAP | Portugal Activo completou 20 anos em 2019.

Decidimos em 2018 transformar a nossa matriz, evoluindo de uma entidade virada para os Clubes associados, uma associação corporativa, para uma associação que tem como principal enfoque, hoje em dia, os inactivos, ou seja, todos aqueles que não praticam exercício físico.

Deixamos de ser uma associação de Academias e Ginásios e passamos a ser uma associação de Clubes de Fitness e Saúde. O link do exercício físico com a saúde foi outra das nossas prioridades.

AF_PORT_ATIVO_CFB_5Esta alteração de paradigma “condicionou” todas as nossas estratégias e acções. Definimos um plano ambicioso de comunicação, com recurso à Televisão e Rádio. O Movimento Portugal Activo foi apresentado e ampliado nas redes sociais, por muitos embaixadores mediáticos. A campanha “Começa por Começar” foi um sucesso, tendo trazido grande notoriedade e prestígio à Associação e ao Fitness e Saúde.

 

Granjeamos apoios institucionais com a tutela, IPDJ e SEJD, e com Câmaras Municipais, com muito significado, realizando grandes eventos de Fitness outdoor e Congressos Nacionais e Encontros Regionais de elevada dimensão.

Entregámos uma petição pública com mais de 20.000 assinaturas, que brevemente será votada na Assembleia da República, para que o dia 16 de Maio, seja o Dia do Portugal Activo.

Pretendemos que o exercício físico pago nos Clubes de Fitness e Saúde possa fazer parte dos benefícios fiscais em sede de IRS. Nem que seja apenas uma parte do valor total pago. Este é um sinal deveras importante do Estado para todos nós, considerando o exercício físico um benefício directo para a saúde.

As empresas que subsidiam exercício físico aos seus colaboradores ou têm um ginásio seu nas próprias instalações, também deverão ter benefícios em sede de IRC. Se esta medida se verificar, acreditamos verdadeiramente que mais empresas vão aderir a esta política de apoio ao desempenho no trabalho e de redução do absentismo dos seus colaboradores.

“A redução do IVA seria fundamental, (…) para que o sector seja
mais atrativo ao investimento, permitindo a proliferação
de novos Clubes de Fitness e Saúde, tão necessário para
aumentar a nossa taxa de penetração, actualmente apenas pelos 6%.”

A redução do IVA do exercício físico é outra das grandes demandas do nosso sector. Não faz qualquer sentido que as actividades ligadas à saúde, como a fisioterapia e nutrição por exemplo, tenham taxa de IVA de 0% e, que o exercício físico Fátima Lopes Portugal Activo_1280x720sendo também um preventor de doenças e coadjuvante no tratamento das mesmas, tenha uma taxa de 23%, igual à do tabaco e das bebidas alcoólicas. A redução do IVA seria fundamental, não para a redução dos preços aos consumidores, mas para que o sector seja mais atrativo ao investimento, permitindo a proliferação de novos Clubes de Fitness e Saúde, tão necessário para aumentar a nossa taxa de penetração, actualmente apenas pelos 6%. Um “Clube em cada Esquina” é um objectivo essencial, se queremos aliciar cada vez mais Portugueses para o exercício físico. A relutância à mudança característica da nossa população, só poderá ser vencida com uma oferta alargada e diversificada de serviços.

No final de 2021 teremos 1 milhão de Portugueses a praticar exercício físico nos Clubes de Fitness e Saúde!

 

José Carlos Reis é Director Geral do Ginásio Clube Português, Licenciado em Educação Física pelo ISEF com uma Pós-Gradução em Direcção de Empresas na AESE 

 

Conhecimento Português na Gestão de Ginásio de Luxo em Abu Dhabi, Emirados Arabes Unidos

A All United Sports fechou acordo de Gestão Estratégica e Operacional com a Energy Plus, num projecto ambicioso que pretende levar o ginásio de luxo de Abu Dhabi,  capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma expansão por diferentes cidades no Médio Oriente.

01O acordo tem como principal intuito um apoio de consultoria estratégica para a uniformização de procedimentos e práticas de gestão com foco no Atendimento e Experiência do Cliente, tendo como objectivo final o acompanhamento na expansão da marca.

.

O Energy Plus é um ginásio de referência em Abu Dhabi, estando localizado na Al Forsan Village, uma zona residencial principalmente habitada por nacionais Emiratis, oferecendo um conceito único de aulas de grupo com profissionais altamente qualificados, associado a um serviço, instalações e equipamentos premium com um grande enfoque na tecnologia para a gestão do treino. Ocupando uma área de 1000m2 o clube para alem de uma ampla zona de cardio-musculação e dois estúdios de aulas de grupo, dispõe também de uma área exclusiva para mulheres e duas piscinas exteriores, estando actualmente em desenvolvimento uma zona exclusiva para treino personalizado.

02Neste sentido a All United Sports foi convidada a trabalhar na uniformização da gestão operacional de foco no cliente e excelência do serviço com o objectivo estratégico de replicar o conceito vencedor para outras cidades.

No seu processo de internacionalização, a All United Sports está a desenvolver projectos em parceria com grandes marcas internacionais por todo o Médio Oriente, estando a finalizar também acordos para diferentes regiões da Ásia e África.

 

All United Sports

Receba todas as novidades no seu email. Subscreva a nossa newsletter.

Subscrever