Como reter os sócios do seu clube durante o Verão

O Verão é uma época que inspira mais para as actividades ao ar livre, à medida que as pessoas anseiam por apanhar sol e sair de férias. Geralmente é sinónimo de uma baixa de frequência dos ginásios, e como resultado, as taxas de retenção de membros dos clubes geralmente diminuem nesta época.

No entanto o tempo de pandemia que vivemos serviu para as pessoas se familiarizarem com as novas modalidades de aulas de grupo no exterior e digitais, e por isso o seu ginásio pode fazer ainda melhor este ano.

Compilámos algumas ideias que pode utilizar no seu negócio:

1. Aulas ao Ar Livre
Uma das maiores razões pelas quais as pessoas congelam ou cancelam as suas mensalidades durante o Verão é por quererem aproveitar o bom tempo. Dê aos seus membros a opção de fazer exercício ao ar livre, reforçando a sua programação actual.
Se tem um grande estacionamento ou espaço aberto (escola, campo, parque, etc.) nas proximidades, faça os seus exercícios ao ar livre, seja yoga, zumba ou exercícios de resistência. Mesmo se não houver espaço suficiente para realizar um treino inteiro ao ar livre, considere fazer partes do treino, como corridas, sprints ou várias estações.

2. Organize uma corrida de 5 km semanais
Uma maneira fácil de adicionar um pouco de diversão ao ar livre à sua programação é organizar uma corrida divertida, um dia por semana. Considere tornar essas corridas gratuitas para toda a comunidade como uma forma de publicitar as suas instalações.

3. Organização de Boot Camps
Outra maneira de levar os seus membros para o ar livre é organizar um boot camp semanal num parque próximo. Faça com que uma aula seja transferida ou acrescente aulas de boot camp à programação. Incentive os seus membros a trazerem os amigos com uma promoção “traga um amigo de graça”.

4. Aulas exclusivas disponíveis apenas durante o verão!
Uma forma de atrair os seus membros é oferecer aulas exclusivas que não estão disponíveis em qualquer outra época do ano.
Por exemplo, como as pessoas tendem a expor mais a pele nesta época do ano, ofereça aulas exclusivas voltadas para o fortalecimento e tonificação, ou se o seu ginásio tem piscina, pode oferecer uma variedade de aulas como aeróbica aquática com tema de praia, aulas de natação e sessões de exercícios especiais na água que podem ser oferecidas apenas por um período limitado durante os meses de verão.

5. Programas de curta duração com base em resultados
Criar um novo espectro de clientes através de programas balizados a nível de tempo e resultados.  Disponibilizar uma oferta que dura 1, 2 meses, que poderá combinar exercício e alimentação e que se propõe a aumentar tónus muscular, reduzir massa gorda ou mesmo aumentar a mobilidade. Pense em algo que se ajuste à sua realidade e que possa ter procura por clientes actuais ou futuros.

6. Promoções apenas de Verão
Podem incluir passes com desconto para aulas especiais, sessões de treino pessoal, produtos gratuitos da marca e muito mais. Lembre-se de que o Verão apresenta também a oportunidade de atrair estudantes do ensino secundário e universitários para as suas instalações. Considere oferecer ofertas específicas para alunos para aproveitar esse fluxo de novos clientes em potencial. Pode também promover um dia grátis onde todas as aulas no seu ginásio são 100% gratuitas.

7. Organizar eventos especiais
Faça diferentes workshops e traga convidados especiais para despertar o interesse dos seus clientes. É uma óptima altura para, por exemplo, convidar treinadores conhecidos para o seu ginásio, já que vários instrutores viajam durante o verão para diferentes cidades para partilhar os seus conhecimentos. Os instrutores podem não só dar workshops ou treinos, mas pode ainda transformar esta oportunidade para oferecer aos seus membros uma sessão de perguntas e respostas, onde podem perguntar a esses treinadores experientes, desde dieta e nutrição até a melhor maneira de ficar em forma.

8. Destaque os seus membros e ofereça incentivos
Desafie os seus clientes monitorizando o número de horas que eles passam no ginásio e recompense aqueles que estiveram mais tempo a treinar, com produtos e descontos. Pode também recompensar aqueles que perderam mais peso durante o Verão com um prémio. Faça perguntas a esses membros em destaque e partilhe os motivos pelos quais gostam de ir ao ginásio durante os meses de Verão. Isso faz com que os sócios se sintam reconhecidos, dá a outros sócios a oportunidade de se reunirem e conhecer uns aos outros e pode ajudar a promover a frequência às instalações e as taxas de adesão.

9. Venda de produtos
O Verão é uma ótima época para baixar os preços dos produtos do seu ginásio com uma promoção exclusiva! Ofereça descontos em roupas desportivas, equipamentos de fitness e outros produtos. Também pode aproveitar esse momento para lançar novos produtos com desconto para os membros do seu ginásio.

10. Construção de comunidade
O seu clube deve ser mais do que apenas um espaço para exercícios. Deve criar um sentimento de pertença e união para os seus membros, ajudando a construir uma comunidade mais forte.
Para isso pode realizar eventos ao ar livre e convidar toda a comunidade envolvente, como por exemplo um churrasco, um encontro social de boas-vindas, uma caminhada em grupo organizada, uma excursão de um fim de semana fitness. Ou pode também organizar uma actividade de voluntariado.
Este tipo de eventos inclusivo incentiva os residentes locais a associarem o seu clube ao sentimento de comunidade e fará com que os seus membros se sintam bem e se conectem uns com os outros.

 

Precisa de ajuda?

A All United Sports existe para ajudar o seu ginásio a crescer. Trabalhamos com dezenas de ginásios e heath clubs, em diferentes países, que atravessaram o confinamento com sucesso. Não hesite em nos contactar: crescimento@allunitedsports.com

As 4 principais tendências em aulas de grupo ao ar livre

Desde o início da pandemia, a popularidade crescente das aulas de grupo ao ar livre mostrou que, para se manter competitivo, o seu ginásio deve oferecer as opções mais populares para reter os seus sócios e expandir o seu negócio.

Entender as tendências emergentes irá ajudá-lo a tomar decisões de negócios precisas para conseguir posicionar bem o seu clube para o seu desenvolvimento futuro.

Antes da pandemia, o American College of Sports Medicine fez a previsão de que o treino em grupo seria uma das três principais tendências da indústria de fitness em 2020. Embora essa previsão estivesse correcta, a ênfase nas actividades ao ar livre teria sido tão difícil de prever quanto a própria pandemia.

No entanto, a utilização do fitness online disparou e um novo grupo de entusiastas começou a sentir os efeitos positivos de adoptar um estilo de vida mais saudável e fazer parte de um grupo virtual.

É exactamente este ambiente de grupo que parece atrair as pessoas a querer ir mais ao ginásio, para esta interação pessoal real e conexão humana.

Talvez por não termos sido capazes de socializar e fazer novos amigos durante tanto tempo, agora temos ainda mais interesse em conhecer novas pessoas.

Outra hipótese prende-se com o facto de as pessoas estarem a levar a sua saúde mais a sério, querendo estar perto de pessoas que pensam como elas (o ser humano precisam de estar acompanhado de pessoas que partilham dos mesmos interesses).

As acções e sentimentos de outros pode influenciar a nossa atitude e como respondemos emocionalmente ao fitness, o que significa que as acções dos outros afectam como nos sentimos em relação ao exercício físico em geral: “se toda a gente está a fazê-lo, porque não me inscrevo no ginásio também?”

Embora qualquer exercício precise de auto-motivação, o apoio que uma pessoa obtém num ambiente de grupo torna a sua motivação a parte mais fácil do processo. Treinar com outras pessoas irá promover mais facilmente a rotina, dando ao exercício em grupo certos benefícios que o treino individual não tem.

Aqueles que começam a frequentar aulas de grupo e têm uma boa experiência desde o início sentem-se conectados ao grupo. Irão frequentar mais aulas, sendo menos propensos a abandonar um programa de exercício físico tornando-se até promotores desse mesmo tipo de aula ou exercício físico.

Os participantes das aulas em grupo têm mais poder para expandir o seu negócio do que qualquer outro tipo de membro. Eles tornam-se a sua publicidade, contam aos amigos e trazem novos membros para o seu clube. Os sócios que frequentam aulas em grupo tornam-se o bem mais valioso que um um operador de fitness pode ter. Simplificando, dê às pessoas o que elas querem, e elas serão embaixadoras sólidas da marca.

Embora o Cycling, o Pilates, o Hot Yoga e o Boxe não mostrem sinais de redução no número de sócios, todos parecem ainda assim, querer alguns dias por semana para praticar exercício ao ar livre! Considerando que o exterior era o único lugar adequado para dar aulas em grupo há uns meses atrás, rapidamente tornou-se numa obsessão e uma adição bem-vinda a uma rotina de exercícios, que anteriormente era 100% indoor.

Então, de que estão a gostar os sócios e o que os faz voltar?

1.    Zumba  - Trazer a Zumba para a rua significa que mais pessoas vão poder participar, tendo também um efeito visual e de promoção incomparável.
2.    Boot Camp / HIIT – Já muitas vezes feito ao ar livre, mas está a atrair um novo grupo de entusiastas do fitness que querem esforçar-se ao máximo e ver os seus resultados.
3.    Yoga  - Em vez de imaginar que está na floresta, pode estar mesmo na floresta. Planeie aulas especiais de fim-de-semana em locais únicos próximos do seu ginásio.
4.    Aula de Cycling ao ar livre (recentemente adicionada) - Não é fácil de executar, mas é muito divertida se tiver um local onde a realizar. Uma grande tendência de momento é a realização de aulas com auscultadores, onde apenas quem está a participar ouve a música, sendo a imersão muito maior.

Trazer qualquer aula em grupo para o ar livre traz à tona o ponto crítico de portabilidade para uma configuração rápida e fácil. Praticar exercício ao ar livre é divertido, portanto, mexer na configuração e lidar com o caos técnico é evitável, se tiver o equipamento certo.

A utilização de auscultadores é uma grande vitória para cycling ao ar livre, yoga ou qualquer lugar que requeira redução da poluição sonora ou bloqueio de sons circundantes. Por outro lado, algumas aulas extremamente populares de Zumba e Bootcamps ao ar livre ganharam popularidade porque podem atrair uma multidão e motivar um grupo. Um sólido sistema de som portátil projetado para ser facilmente transportado e colocado no exterior sem ser danificado, consegue criar um som épico para uma experiência perfeita ao ar livre.

BHOUT inicia parceria estratégica com a All United Sports

A All United Sports iniciou uma parceria estratégica com o BHOUT Boxing Club, uma marca nacional de ginásios boutique de fitness boxing, diferenciando-se pela inovação e tecnologia empregues no conceito. Os treinos de força e cardio são gamificados, sendo possível medir e registar cada golpe no saco de boxe, permitindo acompanhar a evolução dos praticantes. Para alem disso a música e iluminação estão sincronizadas com cada fase do treino com o objectivo de maximizar a imersão e entrega ao treino em cada aula.

A parceria com o BHOUT assenta em dois eixos principais, Marketing e Plano de Expansão.

A All United Sports é já a responsável por toda a comunicação online do BHOUT, tendo alcançado resultados surpreendentes em vendas e leads durante o período de pré-vendas. No que diz respeito à Expansão, sendo o BHOUT um modelo de franchising, a All United Sports irá dedicar-se à implementação do conceito no Médio Oriente e Ásia.

O BHOUT vai abrir em Julho/21 a primeira unidade em Lisboa, na Avenida de Roma, tendo já planos de expansão em Portugal e Espanha. Para os seus clubes o BHOUT desenvolveu uma linha de produtos inovadora como sacos de boxe cheios a água, um novo fitness dummie e uma linha de resistências elásticas e sistema para treino em suspensão em parceria com a empresa norte-americana Stroops.

Está também previsto o desenvolvimento de uma aplicação e equipamento específico para treinar em casa com aulas gravadas ou acompanhar uma aula ao vivo num clube BHOUT.

Saiba mais em www.bhoutboxingclub.com.

5 Dicas de Marketing Digital para Angariar mais Sócios

À procura da melhor forma de promover o seu ginásio online?

A equipa de especialistas em marketing digital da All United Sports juntou 5 dicas de elevado sucesso que aplicamos aos nossos clientes e que podem fazer a diferença na estratégia de comunicação online e angariação de novos clientes para o seu ginásio.

1. O website do seu ginásio é um elemento importante de comunicação

Independentemente de estar em todas as redes sociais, ter um website dinâmico, adaptado aos dispositivos moveis e com informação relevante faz toda a diferença na promoção do seu ginásio online. Garanta que, pelo menos, fornece a seguinte informação:

  • Serviços
  • Horário de Aulas de Grupo
  • Equipa
  • Fotografias dos diferentes espaços do ginásio
  • Campanhas de inscrição
  • Formulário para solicitar informações
  • Testemunhos de clientes
  • Um blog com artigos e notícias

Lembre-se sempre que esta informação deve estar sempre actualizada.

2. Conheça o seu tipo de cliente

Que características têm as pessoas que regularmente se inscrevem no seu ginásio? Responder a esta pergunta exige alguma pesquisa se tem um ginásio. No caso das boxes de crossfit, estúdios de yoga ou estúdios de personal training, esta resposta precisa de menos análise.

O objectivo aqui é sempre perceber que tipo de cliente mais se inscreve, que características têm em comum e o que procuram. Ao responder a isto conseguirá direcionar melhor a comunicação online do seu ginásio para as pessoas certas. Saberá quem é o seu público-alvo.

Poderá ir um passo adiante e identificar a Persona do seu ginásio. Mas o que é a Persona? É a representação fictícia do cliente ideal do seu ginásio, baseando-se em informação sobre comportamento e características demográficas dos seus sócios, bem como as suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. No fundo o objectivo é conseguir definir uma pessoa fictícia dando-lhe idade, género, profissão, estado civil, agregado familiar e hobbies.

Com esta análise terá uma ideia clara de como deve comunicar para atrair mais sócios.

3. Construa uma presença forte nas redes sociais e rede de pesquisa

Mantenha uma comunicação regular nas redes sociais, realizando pelo menos 2 posts por semana com novidades, informações e comunicação que reforce a comunidade da sua marca. Garanta que está presente nas principais redes sociais. É fundamental que, pelo menos, esteja presente no Facebook e Instagram, mas aconselhamos que vá mais além e que comece a pensar criar um profile também no TikTok, YouTube e Linkedin.

Preocupe-se também com a sua presença nas redes de pesquisa (Google). O objectivo aqui é conseguir que o seu ginásio apareça em primeiro quando as pessoas pesquisam por um ginásio na sua localidade. Para isso é importante trabalhar três aspectos:

  • Crie uma conta no Google My Business: Esta conta vai permitir-lhe editar e controlar a informação que o Google mostra acerca do seu ginásio. Poderá adicionar serviços, horários de funcionamento, fotografias, entre outros aspectos dos seus serviços.
  • Avaliações / Reviews: Garanta que os seus clientes estão a falar bem de si nas avaliações que fazem do seu ginásio no Google, isso tem um impacto elevado na perceção que os outros têm do seu ginásio. Se não tiver ainda avaliações, convide os seus clientes a fazerem.
  • Trabalhe o SEO: Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas aplicadas ao seu website que têm como objetivo posicioná-lo no topo dos resultados das pesquisas. Por exemplo, trabalhar o website do seu ginásio em Setúbal de forma a que quando se pesquisa por “Ginásio Setúbal” ele aparece no primeiro lugar dos resultados de pesquisa sem ter que pagar por isso. 

4. Angarie leads durante todo o ano

Não concentre as suas campanhas de marketing digital apenas na época alta. Comunique também na época baixa de forma a manter a sua marca na mente dos seus possíveis clientes. Procure ter sempre campanhas em duas vertentes:

  • Facebook / Instagram: com campanhas de angariação de leads e comunicação da marca;
  • Google Ads: com campanhas de pesquisa associadas às palavras-chave que definem o seu negócio.

Lembre-se sempre que o marketing digital exige tempo de análise e optimização bem como a construção de uma comunicação escrita e fotográfica atraente. O melhor conselho que lhe podemos dar é que aprenda todos os meses como pode melhorar a comunicação do seu ginásio, percebendo a que textos e imagens mais respondem as pessoas, resultando em mais leads. Trabalhar em marketing digital de forma a obter bons resultados exige sempre que tenha:

  • Uma conta Facebook Business
  • Uma landing page
  • Uma base de dados de fotografias (idealmente uma sessão fotográfica no seu ginásio)
  • Um designer
  • Um gestor das campanhas online (bastante importante para conseguir optimizar as campanhas de forma a gerar mais leads por menos dinheiro)

5. Simplifique o acesso aos seus serviços

Os consumidores estão constantemente a procurar melhorar a sua experiência de utilização de um serviço. Após 2020, com o período pandémico que atravessámos, uma das grandes tendências em crescimento é a digitalização dos serviços, simplificando o acesso aos mesmos.

Não estamos a falar apenas de aulas de grupo online, mas do próprio processo de consumo dos serviços do seu ginásio. Procure simplificar alguns dos seus procedimentos e serviços digitalizando-os. Permita que seja possível realizar online:

  • Reserva de aulas de grupo
  • Marcação de treinos personalizados
  • Inscrições de novos sócios
  • Consultas de nutrição
  • Envio de sugestões/reclamações
  • Tratamento de questões administrativas
  • Prescrição e Plano de treino

Os seus futuros clientes vão levar em consideração a digitalização dos seus serviços no momento de tomar uma decisão de onde se vão inscrever.

Esperamos que com estas dicas de Marketing Digital possa planear a nova época de forma estruturada, angariando mais e melhores clientes.

Precisa de ajuda?

A All United Sports existe para ajudar o seu ginásio a crescer. Trabalhamos com dezenas de ginásios e heath clubs, em diferentes países, que atravessaram o confinamento com sucesso. Não hesite em contactar-nos: crescimento@allunitedsports.com

 

Mário Santos é Managing Partner na All United Sports. Licenciado em Ciências do Desporto pela FMH, Mestre em Gestão pelo ISCTE e com formação executiva na London Business School e Católica Business School.

O futuro digital do fitness em Portugal

Esta pequena reflexão tem como intuito a partilha de opinião do cenário actual do fitness digital e a realização de uma projecção de como pode ser o futuro do sector, na pós pandemia.

Analisando as 10 Principais Tendências Globais de Consumo para 2021, da Euromonitor International, identificamos 4 tendências que têm impacto directo no consumidor de fitness.

1. Desejo por Conveniência
É identificado nos consumidores o Desejo por Conveniência do mundo pré-pandemia, devido ao facto de sentirem falta das comodidades que passavam despercebidas antes da ruptura nos hábitos existentes. Este fenómeno vem criar uma grande pressão nas empresas, para que elas se adaptem rapidamente nas suas operações, desenvolvendo uma experiência para o cliente mais resiliente enquanto preserva os níveis de conveniência. O grande desafio para as empresas é o de manter a agilidade e a continuidade da jornada de compra em todos os canais.

2. Realidade “Figital”
A nova Realidade “Figital”, que consiste num modelo híbrido formado pelos mundos físico e virtual, em que os consumidores podem viver, trabalhar, fazer compras e divertirem-se, fisicamente e online. Neste capítulo as empresas podem integrar processos virtuais nos espaços físicos para oferecer o conforto de uma visita aos consumidores que preferem ficar em casa. A oferta de experiências virtuais nos lares dos consumidores ainda é crucial para impulsionar as vendas online.

3. Optimização do Tempo
A tendência de Optimização do Tempo seguirá em alta, pois os consumidores vão continuar a passar mais tempo em casa e menos a viajar. Para aproveitar esta tendência, as empresas devem ser vistas como parceiras que ajudam os consumidores a adaptarem-se a um novo estilo de vida, no qual as actividades serão programadas de forma não convencional para atender às especificidades de cada agenda.

4. Ordem é Pechinchar
A Ordem é Pechinchar e priorizar produtos e serviços de valor agregado e alinhados às medidas sanitárias vigentes. As empresas devem fazer propostas de valor justas e competitivas, oferecendo opções acessíveis sem redução da qualidade. Os pacotes premium devem vir acompanhados de uma história que desperte empatia e tenha uma forte ligação com a saúde, o cuidado pessoal e o bem-estar psicológico.

Qualquer uma das tendências identificadas em cima está aplicada à realidade dos ginásios, ou seja, existe uma necessidade grande de adaptação às novas necessidades dos clientes, uma existência física (instalação) e digital (aulas e treino personalizado online), uma capacidade de adaptação à agenda do cliente e uma proposta de valor justa e que crie uma ligação a um estilo de vida saudável.

Numa análise sobre quais as áreas que estão em maior crescimento pós pandemia, identificamos que andar de bicicleta, a corrida, as aulas de grupo e as modalidades de Yoga e Pilates, apresentam uma curva de crescimento de praticantes muito acentuada, principalmente, porque foram modalidades possíveis de fazer durante o período de pandemia (algumas em modelo virtual). No top de actividades em crescimento e expansão estão os Virtual/eSports, Treino em casa e aulas online ou via App(1).

Estas tendências estão claramente presentes na realidade nacional, este novo panorama cria um novo espectro de aulas, um novo modelo de treino, que basicamente sofre uma aceleração, provocada pelo surgimento da Covid-19 e de todas as restrições que daí surtiram. A existência de aulas e serviços online, como complemento aos serviços já existentes no ginásio e mesmo como serviços únicos que vivem só no universo online.

O presente que vivemos, era o futuro idealizado por muitos daqui a alguns anos. Não deixa de ser interessante de perceber que muitos relatórios previam este caminho, onde os big players iam estar presentes (Apple e Amazon, por exemplo) na indústria do fitness. A realidade nacional não irá estar blindada a esta evolução “natural”, no entanto devemos analisar outros pontos importantes:

  • Portugal é um país latino, onde o contacto e socialização são culturalmente muito enraizados;
  • Tradicionalmente, a adopção das novas tendências do fitness são normalmente tardias, por exemplo, o Planet Fitness (EUA) uma das primeiras cadeias low cost, nasce em 1994, a cadeia McFit (Alemanha), surge com o conceito low cost na Europa em 1997, a primeira cadeia low cost, ou Premium Low cost, em Portugal, surge em 2011 através do Fitness Hut.
  • A falta de socialização provocado pelo isolamento, tende a ser combatida com a procura de momentos de socialização e a criação/solidificação de culturas mais tribais.

Olhando para todo este cenário e tendo em conta as variáveis que existem no nosso país, de que forma podemos encarar o futuro e qual o impacto criado pelo digital:

  • O digital veio para ficar como mais um canal de angariação de retenção de clientes. Captar, porque podem ser usados canais mais amplos para mostrar o serviço e pode funcionar como o primeiro passo de um praticante, que não se sente confortável no ambiente de ginásio. Reter, porque os ginásios têm agora uma oferta mais ampla para cobrir períodos de férias ou mesmos ausências prolongadas devido a trabalho, podendo através destes canais estar mais presentes na vida dos seus clientes.
  • O digital não virá substituir o físico, são complementos, acima de tudo são uma excelente forma de Portugal aumentar o número de praticantes de fitness, que se situa nos 7% e que pode e deverá subir com o aumento de oferta em multi-canal.
  • A grande dificuldade do digital é a monetização, que só é rentável em larga escala, exemplo disso é a Apple que através do Fitness + oferece aulas e músicas de treino com uma mensalidade de 9,99$ (ainda não é comercializado em Portugal), ou seja, uma oferta de alta qualidade por um preço baixo. Uma grande maioria dos ginásios não consegue igualar a qualidade desta oferta, resta-lhe a ligação que detêm com os seus clientes.

Numa dinâmica de copo meio cheio, o digital é uma mais-valia, que acrescenta opções ao serviço actual e acaba por ser mais uma forma de captar novos clientes para os ginásios.

E qual é a sua opinião?
Partilhe connosco e deixe-nos ler o que acha do digital e qual o futuro para o nosso mercado.
Deixe a sua resposta aqui

(1) McKinsey & Company – Sporting Goods 2021 – The Next Normal for an Industry in Flux

 

 Ivo Gomes é Co-Founder e CMO na All United Sports, com formação executiva em Marketing e Vendas, Mestrado Executivo em Marketing Management pelo INDEG/ISCTE e Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa.
All United Sports

Receba todas as novidades no seu email. Subscreva a nossa newsletter.

Subscrever