A construção de uma marca

A construção de uma marca

por Hélder Ferreira (Fundador e CEO da Fitness Up)

Hélder Ferreira, fundador da Fitness Up, é um sonhador incansável naquilo que têm sido os projectos que o têm agarrado ao longo da vida. Obcecado por tornar o Fitness Up um projeto relevante tanto a nível nacional como internacional desde 2012, tem vindo a expandir a marca de forma exponencial, existindo actualmente 31 ginásios a nível nacional e mais unidades prontas a abrir.

A ambição de dar aos seus uma vida melhor, juntamento com a experiência que adquiriu no ramo do fitness, foram os grandes motivadores para o projecto Finess Up começar e florescer.

O seu objectivo era criar um conceito que fosse claramente diferenciadora e que oferecesse outro tipo de experiência aos consumidores, e para isso um dos seus segredos sempre foi não se inspirar em ninguém, não olhar para a concorrência, mas sim perceber o que deve ser feito olhando para dentro, e procurando descobrir os erros e melhorando todos os dias “para que no dia a seguir sejamos melhor do que do que ontem e amanhã melhor que hoje”.

As bases essenciais para o sucesso e o crescimento de uma marca acredita que passa primeiro por todas as pessoas dentro de uma empresa terem uma visão muito clara daquilo que pretendem. Existirem metas muito bem definidas e os objectivos de onde querem chegar e quando o querem fazer. Depois ter uma cultura muito cimentada naquilo que são os 4 pilares que considera fundamentais: planeamento, organização, liderança e controlo. “Nós planeamos o ano, planeamos o mês, planeamos o trimestre, planeamos a semana e planeamos o dia”.

Na opinião de Hélder para o sucesso da criação de uma marca, deve-se começar por perceber o motivo pelo qual se quer construir uma marca “porque ser empreendedor, criar um projeto de raiz dá mesmo imenso trabalho”, depois visualizar claramente onde se quer chegar, ter metas claras, ambiciosas, fazer algo pelo que se é realmente apaixonado. E por fim uma dose de obsessão para atingir as metas e os resultados “pois é isso que faz com que nós estejamos focados, dedicados, com que sejamos inabaláveis no caminho para lá chegar.”

É, no entanto, preciso estar preparado para as burocracias e a política fiscal que podem ser um desafio. Há também que se treinar para ser disciplinado consistente e focado “porque o que leva ao sucesso é a consistência, dedicação, performance e compromisso”. Não menos importante é ter uma equipa altamente comprometida com aquilo que é a visão e o cumprimento de metas, e existir um controlo, com muito rigor e disciplina financeira.

Veja a entrevista na integra em: https://youtu.be/5fh1-aSNBas

« Voltar às últimas notícias