30º Fitness Factory em Portugal
O grupo Balance Company continua a sua expansão no território nacional, alcançando as 52 unidades em funcionamento. Este novo espaço em Palmela conta com 1.100 m², sendo uma unidade com uma vasta oferta de serviços que está pronta para as necessidades da população desta localidade, marcando o 30º espaço Fitness Factory inaugurado em Portugal.
Este espaço conta com 1 sala de cardiomusculação com 400 m2, 2 estúdios para aulas de grupo, uma Área 51 Crosstraining, 3 gabinetes para serviços de nutrição, avaliações físicas e fisioterapia e 1 espaço lounge.
O próximo espaço previsto estará localizado na zona de Portalegre
Estratégias de crescimento para um ginásio
Para fazer crescer um ginásio é fundamental que os sistemas, as políticas e os procedimentos são os mais corretos para que este seja sustentável e alicerçado nas melhores práticas do mercado. A capacidade de proporcionar uma experiência consistente aos membros e a criação de uma equipa mais forte são pontos absolutamente cruciais. Para além disso, melhorar a retenção de membros e ajudar na escalabilidade a longo prazo são objetivos a atingir.
Os cinco principais desafios a superar são:
- Gestão Financeira - práticas, processos e estratégias para planear, controlar e monitorizar recursos financeiros de maneira eficiente. O objetivo principal da gestão financeira é garantir a saúde económica, maximizar os lucros e minimizar os riscos, ao mesmo tempo em que se toma decisões estratégicas para alcançar metas financeiras de curto e longo prazo.
- Criação de leads - atrair e captar o interesse de potenciais clientes para um produto ou serviço, com o objetivo de convertê-los em compradores ou consumidores, utilizando tanto métodos offline como online (ex. Meta Ads ou Google Ads).
- Avaliação de Desempenho - processo utilizado para medir e analisar o desempenho dos colaboradores em relação às suas funções, metas e comportamentos no ambiente de trabalho. O objetivo principal é identificar pontos fortes, áreas de melhoria, promover o desenvolvimento profissional e alinhar o desempenho individual com os objetivos estratégicos da organização.
- Comunicação – O que comunica sobre o seu ginásio e como o comunica são pontos cruciais para o seu sucesso. A comunicação tem de ser ágil e estruturada, sendo que deve elaborar um plano de conteúdo para as redes sociais.
- Gestão do horário do pessoal – Organizar, monitorizar e otimizar os horários de trabalho dos colaboradores. Este processo procura garantir que as operações são realizadas de forma eficiente, atendendo às necessidades do negócio e respeitando as legislações e as necessidades dos colaboradores
A partir daí, é necessário avaliar algumas das políticas e procedimentos mais críticos para o seu ginásio. Estes incluem o código de conduta, as políticas de retenção e cancelamento de sócios, os procedimentos de saúde e segurança e uma forma de recolher o feedback dos sócios. Ao investir nestes aspectos do negócio, não só irá melhorar a gestão diária do ginásio, como também estará posicionado para o crescimento e sucesso sustentável do ginásio.
Estas são as nossas áreas de atuação e se necessitar, entre em contacto connosco.
VivaGym compra Altafit
A VivaGym cresce na Península Ibérica com a aquisição da Altafit, para criar uma plataforma internacional de fitness, dando um passo decisivo na sua expansão, somando 70 ginásios em funcionamento e 8 em pré-venda. Esta aquisição, apoiada pela Providence Equity Partners, eleva a sua rede para 207 centros na Península Ibérica (192 em funcionamento e 15 em abertura), atingindo aproximadamente 500.000 membros. A empresa planeia ultrapassar os 200 ginásios em Espanha e Portugal até 2024 e tem como objetivo atingir os 500 ginásios até 2030.
Existem vantagens agregadas a esta consolidação de empresas, tais como economias de escala, otimização das operações e uma gama mais vasta de serviços para os clientes. A VivaGym, com a experiência adquirida em aquisições anteriores, como a Duet Fit, Fitness Hut, Happy Gym, Smart Fit e Macrofit, demonstrou uma forte capacidade para integrar novas marcas e expandir a sua presença no mercado ibérico.
A aquisição da Altafit pela VivaGym representa uma oportunidade e um desafio. E uma experiência de aprendizagem para futuras aquisições. Se forem geridas de forma adequada, com foco na retenção de talentos, na integração cultural e na inovação, poderão conduzir a uma mudança positiva na indústria do fitness, beneficiando tanto as empresas envolvidas como os seus concorrentes e, em última análise, os utilizadores. Será crucial dar prioridade à experiência do cliente e à motivação do pessoal em detrimento da eficiência a curto prazo.
O sucesso desta aquisição dependerá da capacidade da VivaGym para equilibrar o crescimento com a autenticidade e a preservação dos valores fundamentais que atraem os clientes. Só o tempo dirá se este movimento estratégico corresponderá às expectativas, expectativas essas que não se prendem apenas com a expansão dos negócios, mas com a melhoria da vida das pessoas através do movimento, da saúde e do bem-estar.
A SC Fitness expande-se para a Chéquia
A SC Fitness, dona das marcas Solinca e Element terminou 2023 com 44 ginásios em operação e com um aumento de 23% em relação a 2022. De acordo com o CEO, Bernardo Novo, “A faturação aproximou-se dos 50 milhões de euros, num claro reforço da nossa posição de liderança no mercado português.”
Apesar desta liderança a ambição continua a ser o crescimento, havendo o objetivo de crescer 30% já em 2024. Para atingir este objetivo, Bernardo Novo detalha que “Em 2024, tomámos a gestão de 4 ginásios de outros operadores e de 3 ginásios independentes (em Almada, Viseu e Oliveira de Azeméis)”.
Neste momento a marca conta com 58 ginásio no total, 35 Solinca e 23 Element em Portugal, com um número total de mais de 150 mil sócios ativos. Estão a preparar a expansão a nível internacional indo abrir 4 Element na Chéquia. Os 2 primeiros abriram em outubro nas cidades de Olomouc e Brno e são ginásios com áreas entre os 1000 e 1200 metros quadrados, seguindo a tipologia usada em território nacional. A escolha pela internacionalização do Element e não do Solinca prende-se com a simplicidade do conceito Element. Estes ginásios são espaços mais simples e com uma operação mais simplificada o que permite que a sua gestão seja mais fácil.
Enquanto o Element avança na internacionalização, o foco do Solinca é consolidar e crescer a sua posição de liderança no mercado nacional. Apesar de se ter vindo a verificar uma boa recuperação do setor no pós-pandemia, o mercado português continua a enfrentar grandes desafios sendo que de acordo com o CEO, “Continuamos na cauda da Europa no que diz respeito à atividade física e ainda não temos política públicas que ataquem este problema.”
A TRIB3 chegou a Oeiras
No dia 5 de outubro, a TRIB3 abriu o seu primeiro estúdio Boutique-in-Gym (B.I.G.) no Holmes Place Oeiras Club.
Este estúdio de 30 lugares oferece uma experiência de treino imersiva da marca, com tecnologia de controlo do ritmo cardíaco, som e iluminação sincronizados – concebidos para melhorar cada sessão de treino.
A estreia também contará com o programa de recompensas exclusivo da TRIB3, onde os membros podem ganhar ainda mais benefícios com base no seu desempenho nos treinos – quanto mais SWEAT Points forem ganhos, mais benefícios os membros podem receber.
“Esta abertura representa um marco significativo na expansão da TRIB3 no mercado português”, destaca Jonathan Fisher, Presidente Executivo da TRIB3. “O modelo B.I.G. oferece aos operadores de ginásio uma vantagem única e escalável; a integração da experiência de treino TRIB3 permite aos operadores elevar as suas ofertas de fitness, atrair uma base de membros mais ampla e aumentar a retenção, tudo isto enquanto se mantêm à frente num mercado competitivo.”