O Clube de Ginástica é um ginásio pioneiro no centro de Lisboa, pensado especialmente para pessoas a partir dos 50 anos. Aqui, a idade é sinónimo de longevidade e boa-disposição.
A ideia nasceu numa viagem após o primeiro confinamento quando Ana Moraes, directora do clube, apercebeu-se que havia uma lacuna no mercado. “Não há diferenciação nos ginásios actuais nas aulas de grupo em termos de idades, a música é geralmente altíssima, os exercícios não são devidamente adaptados a esta população mais sénior.”
Ana Moraes, licenciada em educação física no ramo de educação especial e reabilitação, acompanha toda a evolução do fitness em Portugal desde os anos 90.
“Apercebi-me que havia uma lacuna, e que o que vemos na população mais velha que frequenta os ginásios actuais é que ou desistem ou têm um Personal Trainer, que nem todos podem pagar e onde, para mim, perde-se a parte da socialização que é tao importante quanto o exercício físico para esta população”.
Aberto desde Outubro, o clube conta com 2 estúdios dedicados a modalidades e 1 gabinete que irá deter uma oferta variada. Apresenta 3 áreas de intervenção: a área da saúde através do exercício físico com modalidades que treinam força, mobilidade articular, equilíbrio e resistência aeróbica. Tem também pilates, yoga e tai chi e consultas de nutrição. A área do bem-estar com oferta de massagens e a área do lazer com a dinamização de passeios culturais, tertúlias e workshops, dando uma oportunidade a esta população de conviver ao fim de semana combatendo a solidão.
Com uma abordagem nada agressiva, e de caracter muito humano, tratam os seus clientes de modo muito próximo. “Queremos um ambiente calmo, sem correrias. Que as pessoas sintam que estão no meio de pessoas como elas, com rugas, problemas e audição, problemas no joelho, na coluna…. É importante haver alguma identificação. Aqui não há músicas dos anos 2000 só de 1990 para trás”, conta-nos Ana Moraes.
Todo o pessoal técnico foi escolhido não só com base na sua excelência técnica, mas também pelas suas competências relacionais, fundamentais para lidar com esta população tão exigente.
“O nosso objectivo é contribuir para uma melhor qualidade de vida dos mais de 50 anos e contribuir para promoção de exercício físico nestes targets.”
Saiba mais em: https://oclubedeginastica.com/