Os consumidores de Fitness estão a mudar, por Ivo Gomes

A forma de estar dos ginásios mudou, ou tem de mudar, não existe qualquer dúvida relativamente a isso. Cada vez os clientes têm mais informação, sabem mais o que querem e fazem uma pesquisa mais abrangente para saber qual o espaço que vai de encontro às suas necessidades.

Quando abordamos esta mudança por parte do consumidor, temos de olhar para a geração dos Millennials, aquela que nasceu entre 1990 e 20001, que nesta fase esta numa idade madura e que cresceu sobre rápidas mudanças, que lhes permite gerir prioridade e expectativas de uma forma diferente, face à geração anterior. É um geração maioritariamente nativa do universo digital e que vive muito à volta das mensagens de texto, social media e mensagens instantâneas2. Tem menos dinheiro para gastar, por isso quando investe esse dinheiro, falo de uma forma ponderada, metódica e premeditada.

ausO seu ginásio está preparado para lidar com um cliente como este? Tem o seu staff treinado para responder a clientes muito bem informados? O seu site e páginas sociais respondem rapidamente a questões, solicitações e opiniões dos seus actuais clientes e futuros?

Na essência, como diz Simon Sinek, autor do beste seller – Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action (2009), onde o autor descreve o circulo dourado e no centro destaca a importância do porquê das organizações. Inicie o seu propósito pelo “Porquê”, porque o seu ginásio existe, de que forma a sua missão é importante e qual o seu propósito. Nesta equação o lucro é uma consequência natural da estratégia. O cliente está atento a este propósito e a forma de cativa-lo dependente de um bom porquê, por parte do ginásio. Caso contrário será unicamente mais um.

Quando olhamos para os clientes da geração Millennial, temos de estar atentos para um tipo de cliente que maioritariamente compara preços (57%)3, obviamente compra online (89%)4.

Para os Millennials, o bem-estar é uma busca diária e ativa. Eles praticam mais exercício, alimentam-se de uma forma mais consciente e fumam menos, quando comparado com as gerações anteriores. Eles usam aplicações móveis para fazer um traking dos seus treinos e procuram por informações online para encontrar os alimentos mais saudáveis e os melhores planos de treino. Na área da saúde e bem estar, esta geração está disposta a gastar dinheiro em marcas atraentes e que cumpram as expectativas deles, que tenham um bom “Porquê”. Obviamente as marcas desportivas estão atentas a esta tendência e as soluções que apresentam são inúmeras. Os ginásios, estúdios, health clubs e afins, seguem uma tendência semelhante e alteram conceitos e desenham programas em linha com as necessidades destes “novos” clientes.

Os Millennials surgem durante num momento, em que o mundo sofre profundas mudanças tecnológicas, impera o fenómeno da globalização e da crise econômica. Isso dá-lhes um conjunto diferente de comportamentos e experiências face aos seus pais. Eles também são a primeira geração de nativos digitais, e sua afinidade com a tecnologia ajuda a moldar a forma como fazem compras. Eles estão habituados ​​ao acesso imediato às coisas, a comparações de preços, informações sobre produtos e opiniões de pares.

Falamos de uma geração , que está dedicada ao bem-estar, dedica tempo e dinheiro ao exercício e a uma alimentação saudável. O seu estilo de vida ativo influencia tendências em várias áreas, desde comida e bebida até à moda.

Prepare o seu ginásio para um publico exigente, mas que se pode tornar o seu maior e melhor aliado.

 

1 Goldman Sachs Global Investment Research 2014
2 Prosper Insights & Analytics for the Media Behavior and Influence Study 2015
3 AIMIA Inc. “Born this Way: US Millennial Loyalty Survey” ©2012
4 Office for National Statistics, United Kingdom 2014

 

 Ivo Gomes é Co-Founder e CMO da All United Sports
« Voltar às últimas notícias