Os bastidores da marca Fitness UP

Os bastidores da marca Fitness UP

Na sua génese, o Fitness UP não foi criado para ser apenas um ginásio local. Ao juntarmos líderes mais inspirados pela missão do que pelo dinheiro, conseguimos fazer coisas incríveis todos os dias. E é com esta crença que acordamos e lutamos todos os dias.

Estamos a viver a visão de quem faz hoje o Fitness UP e de quem acredita que a Tribo UP é uma forma de estar na vida, onde os valores da inclusão, solidariedade, sustentabilidade e superação regem os nossos códigos de conduta diária.

Apesar de o estarmos a fazer, nunca tivemos como objetivo concorrer no mercado do fitness. Não é com esse mercado que nos identificamos. Se pudermos lutar por alguma coisa, será sempre por “pessoas”. Adoramos pessoas, adoramos ajudar pessoas e esse é, e sempre será, o nosso propósito.

Até agora ajudamos através do exercício físico, de ações solidárias e sustentáveis. O nosso desafio para o futuro é transformar a Tribo UP na “voz” das causas em que acreditamos. Precisamente porque ajudar pessoas cria laços e, como referi, o Fitness UP não foi criado para ser apenas um ginásio. O Fitness UP é uma rede de pessoas, a Tribo UP, que se preocupa em construir e fazer parte de um propósito maior. E todos juntos, passo a passo, nós construímos um propósito que é maior do que qualquer um de nós. Por outro lado, não somos ingénuos: sabemos, de forma consciente, que precisamos de fazer dinheiro para cumprir esse nosso objetivo.

À medida que a economia avança para uma procura de produtos/serviços de qualidade superior personalizada, também nós esperamos estar à altura desta procura. Para isso, oferecemos clubes de design superior, apoiados por equipas especializadas através de inúmeras ações de formação que ministramos ou apoiamos. Ao nos focarmos na nossa missão e na construção de uma proposta de valor excelente acreditamos que estamos a criar mais valor a médio e longo prazo para todos: colaboradores, clientes, parceiros, acionistas e para a sociedade, em geral.

Sempre foi claro, dentro do Fitness UP, que “seríamos do tamanho dos sonhos da equipa”, não do fundador. Sei que as “Grandes Pessoas” preocupam-se em construir algo grande e importante, mas também em fazer dinheiro. Assim, através do processo de construção da nossa equipa desenvolvi uma profunda obsessão por criar uma empresa incrível, onde nos corredores passeiam pessoas de excelente caráter e com uma profunda vontade de vencer na vida. Não acordamos a pensar no dinheiro que vamos ganhar, mas entendemos que a única forma de cumprir a nossa missão é construir uma empresa “potente” e valiosa. Se juntarmos um propósito gigante, que crie uma cultura forte e inabalável, a pessoas altamente disciplinadas temos uma fórmula poderosa, com os resultados incríveis e comprovados que tivemos ao longo destes últimos 7 anos.

Em suma, “Grandes Pessoas” não oferecem uma excelente proposta de valor para ganhar dinheiro. Pelo contrário: grandes pessoas ganham dinheiro porque têm uma excelente proposta de valor. Acredito que essa é a fórmula secreta para construir algo grande e valioso, como nós adoramos.

Hoje, o mundo é um lugar diferente de há 7 anos, quando começamos. As pessoas querem usar os serviços das empresas em que acreditam, e não de empresas que têm como objetivo maximizar lucros para os acionistas. Com mais tecnologia à nossa disposição, cada vez mais são as pessoas quem faz a diferença.

Estamos longe de cumprir os nossos sonhos, que são mesmo gigantes! Felizmente não nos limitamos ao propósito de “ter mais ginásios”. Arrisco dizer que não queremos saber disso!

Um dia, gostava (muito) que fosse claro que “Grandes Pessoas” querem fazer parte da missão da Tribo UP. E por “grandes pessoas” digo pessoas de bom caráter que querem fazer a diferença na vida de outras pessoas. Pessoas apaixonadas por um propósito, que olham para lá do próprio umbigo.

Para garantir que estamos alinhados, assumimos genuinamente e desde sempre, que teremos o espírito de uma startup sem abdicar da busca pelo conhecimento das melhores organizações do mundo. Estudamos e testamos constantemente coisas novas. Erramos todos os dias, corrigimos e voltamos a errar. Fazemo-lo as vezes que forem necessárias até nos tornarmos melhores. Construir uma proposta de valor superior obriga a estudar muito. Mas também obriga a sair da nossa zona de conforto, a correr muitos riscos, que para muitos é assustador. Mas para nós, quem não corre riscos, não merece vencer.

Helder Ferreira é CEO da Fitness Up, Licenciado em Gestão de empresas com Especialização em Finanças Empresariais. Contacto: www.linkedin.com/in/hmf  

« Voltar às últimas notícias