Manual de avaliação e prescrição de exercício físico, por Rodrigo Ruivo

Atualmente está muito em voga o conceito de Treino Funcional. No entanto, as definições são bastantes díspares.

Procurando uniformizar o corpo de conhecimento relativamente a esta temática, podemos definir treino funcional do seguinte modo: treino constituído por exercícios que preparam a estrutura para a uma determinada função. Podemos melhorar a nossa funcionalidade com exercícios analíticos ou exercícios poli-articulares, integrados, devendo o nosso treino refletir, em muitas ocasiões, os padrões de movimento do quotidiano ou da modalidade desportiva praticada.

manual-de-avaliacaoNeste âmbito devemos procurar melhorar a funcionalidade das pessoas, otimizar o modo como se movimentam e procurar a prevenção de lesões através do respeito pelos rácios de força funcionais ideais! Naturalmente a otimização da performance e a obtenção dos resultados pretendidos com o treino serão uma consequência natural.

Para além de um capítulo relacionado com o Treino funcional, neste Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício Físico serão transmitidos aos profissionais de Exercício e Saúde conhecimentos científicos e dicas práticas que lhe permitam criar treinos seguros e eficazes.

O leitor será guiado na aprendizagem de como se realizar uma completa e cuidada avaliação da condição física. Será abordada a avaliação da composição corporal, da aptidão cardiorrespiratória, da aptidão muscular e da flexibilidade. Na posse destas valiosas informações resultantes da avaliação, é depois explicado como manipular as variáveis de frequência, intensidade, tempo e tipo (FITT Factors) e os exercícios a selecionar, quer seja no treino cardiovascular, no treino de força ou de flexibilidade para se conseguir melhorar o rendimento desportivo e prevenirem-se lesões.

Este livro clarifica ainda, do ponto de vista científico, alguns dos mitos que assolam os ginásios e apresenta dicas de otimização do processo de treino. Revela qual o treino mais eficaz para a perda de massa gorda, o que é o treino do core, o que são padrões de movimento entre tantos outros temas atuais.

O leitor está convidado a participar nesta descoberta!
Mais informações aqui.

 

Rodrigo Ruivo é Doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana e é Docente Universitário. Coordena o Centro de Exercício e de Formação da Clínica das Conchas, é Coordenador Europeu dos Delegados Nacionais do EUSSER (European Society for Shoulder and Elbow Rehabilitation) e é preletor convidado em Mestrados, Pós-graduações e Formações. É ainda autor de artigos científicos e Consultor técnico de Exercício e Saúde na Revista Sportlife.

 

« Voltar às últimas notícias