Grupo Balance Company – A Expansão de uma Marca

De abertura em abertura…

Em 2017, quando entrámos no “mundo do franchising” acreditávamos que íamos conseguir fazer a diferença e que, de uma forma sólida e consistente, iríamos conseguir implementar a nossa marca no mercado, apesar da descrença do publico em geral neste tipo de modelo (franchising). No Fitness em Portugal esta realidade ainda era mais evidente, uma vez que o histórico se reduzia a 1 ou 2 marcas que já se tinham aventurado neste modelo.

Fitness FactoryComeçámos por franquiar o modelo Smart Cost (Fitness Factory), tendo até ao final de 2019 um total de 17 unidades em funcionamento e espalhadas por 8 Distritos. Atualmente estamos no processo de lançamento do modelo Fitness Gym Boutique (Balance Club), tendo já 2 unidades em funcionamento e uma 3ª com abertura prevista para inicio do 2º trimestre de 2020 no Lumiar.

O crescimento rápido e sobretudo a necessidade de conseguir ensinar e apoiar os franchisados para garantir o seu sucesso, trouxe-nos “dores de crescimento”! Estas “dores” alavancaram-nos para o crescimento da estrutura principal da empresa sobretudo em áreas como o Marketing & Comunicação, Academia de Formação e Gestão de Cliente. Afinal, de uma simples empresa que geria um ginásio, passámos a ser uma empresa que ajudava 18 ginásios a operar, educando as suas equipas no terreno, formando os seus comerciais e ajudando diariamente os seus gestores / proprietários…

O Futuro!

O Grupo Balance Company olha para o futuro com muito bons olhos!
Acreditamos neste mercado, no seu crescimento e sobretudo na sua maturação e consequente destaque de diferentes segmentos de clientes os quais procurarão diferentes produtos sendo (sobretudo) mais exigentes com a experiência que “compram”. Para tal, temos uma preocupação extrema para que todos os membros das equipas tenham a cultura da empresa bem presente e os pilares da empresa “enraizados” na entrega do serviço diário.

Nos próximos 3 anos iremos continuar empenhados em fazer crescer estas duas marcas, sobretudo fora dos grandes centros, ajudando a criar novos negócios ou então reconvertendo unidades já existentes em clubes mais eficazes e economicamente saudáveis. No Plano de Expansão do triénio 20/23 estão previstas 40 novas aberturas Fitness Factory e 2 Balance Club, 12 das quais já em 2020.

Fitness Factory 2Mas o nosso plano de crescimento assenta sobretudo no crescimento interno de cada unidade já em funcionamento. Para tal apoiamo-nos nas Parcerias Sólidas que temos vindo a desenvolver com os seguintes intervenientes: Franchisados, Fornecedores, Equipas, Clientes. Afinal… Parcerias Sólidas = Negócios de Sucesso

Como tal, é de extrema importância no franchising ter o perfil de franchisado completamente definido e claro. Com a experiência acumulada conseguimos ao dia de hoje afirmar que temos solução no franchising para 3 tipos de investidores:

a) Clubes independentes que, por qualquer razão não estão a conseguir fazer crescer o seu negócio, ou que não têm acesso à tecnologia de uma forma imediata.
b) Profissionais da área que queiram implementar um negócio, mas que não têm qualquer experiência, sobretudo ao nível da Gestão.
c) Investidores que procurem um negócio com uma margem líquida de acima dos 20%.

Todo o nosso modelo de Franchising foi construído com base na seguinte premissa: “num negócio de pessoas para pessoas” como o do Fitness, ter como uma marca (ou marcas) sólida(s) no mercado e com processos sistematizados na implementação do negócio, torna-se fundamental para a diminuição do risco do investidor (franchisado) e aumenta exponencialmente a probabilidade de sucesso do negócio!”

Pedro Simão é CEO da Balance Company; Founder Balance Club & Co Founder Fitness Factory, VEO; Licenciado em Educação Física e Mestrado em Exercício e Saúde pela FMH; Pós-Graduação em Gestão de Ginásios e Academias – MANZ.  

« Voltar às últimas notícias