Ginásios autorizados a reabrir duches

Ginásios autorizados a reabrir duches

Após a reabertura dos ginásio no passado dia 1 de Junho, hoje a Direcção Geral de Saúde vem actualizar a orientação publicada, autorizando a reabertura dos duches nos Espaços de Prática de Exercício Físico e Desporto.

A orientação publicada pela Direcção Geral de saúde refere o seguinte na alínea referente aos Balneários, chuveiros/cabines de duche, sanitários e bebedouros:

1. A utilização dos balneários é permitida apenas se for possível assegurar as condições de distanciamento físico, higienização, limpeza e desinfeção preconizadas na Orientação n.o 014/2020 da DGS.

2. Por serem espaços de uso comum e com superfícies de contato frequente, os balneários devem ser sujeitos a um aumento da frequência de limpeza e higienização.

3. É recomendada também a limpeza, higienização e desinfeção dos cacifos, cabides, chuveiros/cabines de duche e instalações sanitárias, após cada utilização.

4. A utilização de balneários e chuveiros/cabines de duche deve considerar as seguintes recomendações:

    • a)  Caso disponham de alternativa, os utilizadores devem evitar a utilização dos balneários e/ou chuveiros/cabines de duche das instalações;
    • b)  Deve ser garantida a utilização de cabides nos balneários que permita o distanciamento físico de dois metros entre utilizadores;
    • c)  Deve ser garantida a utilização de chuveiros/cabines de duche que permitam o distanciamento físico de pelo menos dois metros entre utilizadores;
    • d)  O responsável do espaço/instalação define a lotação máxima permitida do(s) balneário(s) e chuveiros/cabines de duche, por forma a permitir a manutenção do distanciamento físico de pelo menos dois metros entre utilizadores;
    • e)  Os circuitos de circulação de funcionários e utilizadores devem, sempre que possível, preconizar a circulação num só sentido, evitando o cruzamento entre pessoas;
    • f)  Assinalar de forma visível quais os cabides, cacifos e chuveiros/cabines de duche que podem ser utilizados.

5. Nas situações em que seja estabelecida a restrição de utilização de balneários, deve ser permitido o acesso de utilizadores a cacifos (assinalados de forma a assegurar o distanciamento físico de dois metros) e a instalações sanitárias.

6. Não disponibilizar bebedouros, optando por dispensadores de água para enchimento de recipiente individual, sem tocar no bocal do dispensador.

7. Não disponibilizar aparelhos de secagem das mãos, privilegiando o uso de toalhetes de papel descartáveis.

8. Não disponibilizar nem permitir o uso de secadores de cabelo.


Leia aqui o documento oficial da Direcção Geral de Saúde
que permite a reabertura dos duches nos ginásios.

Caso tenha alguma questão específica relacionada com o seu ginásio, não hesite em contactar-nos. Estamos aqui para si!

A All United Sports está a disponibilizar toda a sua estrutura de conhecimento, análise e gestão de crise a toda a industria do fitness. Caso necessite algum tipo de apoio, análise ou planeamento no processo minimização do impacto do COVID-19 no seu ginásio, contacte-nos:

« Voltar às últimas notícias