Gestão de Orçamento em Aulas de Grupo

Face ao aumento das exigências impostas pelo mercado, é factor crucial a boa gestão do orçamento. Controlar custos e optimizar recursos para obter a maior receita possível é o grande desafio de qualquer ginásio.

High Quality G-classesUm controlo de custos eficaz
Em relação às aulas de grupo, a colossal tarefa de controlar os custos baseia-se em 3 vértices de uma pirâmide que ganha extrema importância a curto e longo prazo. São estes os pontos a ter em conta para potenciar ao máxima a estrutura de aulas de grupo:

1. Capacidade física instalada.
Todos os espaços devem ser considerados pela sua especificidade, a sua característica física, o seu layout, o equipamento existente. Estes factores conjugados e, depois de uma aplicação de alguns rácios pertinentes, encontram uma quantificação aproximada da capacidades máxima instalada.
O m2 deve ser rentabilizado, assim como a optimização de todos os equipamentos deve ser considerada, para que seja possível aumentar a receita por m2, evitando assim espaços e equipamentos desperdiçados.

2. Capacidade de recursos humanos instalada.
Os profissionais devem ser considerados, no âmbito desta abordagem, em três critérios: Disponibilidade; competência e polivalência. As equipas devem ser constituídas por profissionais com uma elevada disponibilidade, competência e polivalência, para que seja possível terem um elevado desempenho, traduzido em excelentes resultados alcançados e assim diminuir o peso do custo com o pessoal, que nesta área de negócio é significativo.

3. Gestão de horários – Mapas de aulas.
Um mapa de aulas equilibrado, adaptado às necessidades dos nossos clientes e com o potencial de aumentar a entrada de novos, é de elevada importância para qualquer ginásio que queira ter resultados positivos de forma sustentável. As aulas de grupo são, pelas suas características, ferramentas de excelência para proporcionar satisfação ao cliente e contribuem em muito para a sua fidelização, factor crucial para a longevidade da empresa como empresa de sucesso.
Assim, a sua criação deve ser feita sob três perspectivas: o tipo de aula (modalidade adequada); o horário (hora e dia da semana) e o  profissional (características e competências).

Apesar dos três “vértices” abordas anteriormente se complementarem, é certo que reside na capacidade e competência dos recursos humanos a possibilidade de alcançar resultado significativos e positivos. Assim, é aconselhável investir recursos neste domínio, que apesar de demorar mais tempo e ser mais desafiante, pode trazer mais resultados para todos os interessados.
Para tal, a existência de uma estratégia de desenvolvimento, formação e inovação relativamente aos recursos humanos surge como a chave do sucesso. A empresa deve assim escolher os melhores profissionais para as suas necessidades e os profissionais devem escolher as empresas que lhes proporcionem crescimento e satisfação das suas necessidades.

Jorge Machado é advisor na All United Sports,  licenciado em Gestão do Desporto pelo ISMAI e uma referência incontornável na metodologia e leccionação de aulas de grupo e gestão de equipas.

« Voltar às últimas notícias