Formações Online na Área Desportiva para elevar o seu conhecimento enquanto está em casa

Formações Online na Área Desportiva para elevar o seu conhecimento enquanto está em casa

Com o fecho dos ginásios motivado pela COVID-19, os profissionais do fitness podem – e devem – aproveitar este tempo para serem proactivos, adquirindo por exemplo novos conhecimentos e desenvolvendo as suas competências.

Dada a importância que a prática da atividade física tem na sociedade, e neste período em especial, em que a população se encontra em casa em isolamento social, torna-se fundamental criar condições que promovam a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Agora mais do que nunca, a competência e a qualidade dos recursos humanos que fazem parte do universo da prática de atividades físicas, assume um lugar de destaque.

Neste cenário actual, os ginásios, clubes, estúdios e demais organizações desportivas tiveram de adaptar rapidamente a forma como entregavam os seus serviços: as aulas e treinos de formato presencial tiveram de passar para o formato online e já aqui se vê a importância de competências informáticas que tiveram de ser resgatadas, aprendidas ou melhoradas. Os colaboradores que valorizam a aquisição de conhecimentos são os que provavelmente tiveram mais facilidade neste aspecto e que possivelmente possuíam já os conhecimentos necessários a esta adaptação. A importância de ter colaboradores que valorizam a sua formação é a maior rapidez e facilidade com que se adaptam às constantes alterações do mercado, bem como da própria organização onde se inserem, conquistando vantagem competitiva tanto para si, para as suas aulas, como para a organização em que trabalham. Foram com certeza os primeiros a fazer a transição para o mercado online. Aqueles que não o fizessem (ou não fizeram) esta transição, corriam o risco de perder a sua credibilidade profissional.

Verificamos, pois, que não só de competências técnicas se podem valer os recursos humanos da área do fitness, há todo um universo de competências que importa cada vez mais valorizar por forma a que o serviço entregue seja cada vez mais de excelência.

Mas sem a formação adequada, os profissionais do exercício físico dificilmente criam esse valor para as organizações e estas para o mercado. Falamos de soft skills, competências comportamentais que vão alavancar todo o serviço prestado, como a capacidade de comunicação e interação com os clientes, as qualidades humanas e dinamismo, as características pessoais do instrutor, a facilidade de relacionamento e saber motivar os clientes. Um bom relacionamento está diretamente ligado à motivação do cliente, onde os instrutores são fundamentais a levar os seus clientes a atingirem os seus objetivos da melhor maneira possível, através de um bom relacionamento, conhecendo, compreendendo e esclarecendo as suas motivações.

No entanto as competências técnicas serão sempre as fundamentais e basilares em qualquer profissão, e na área do exercício físico não é diferente.

A formação contínua é um factor muito importante para o adequado desenvolvimento de qualquer profissional. Se não consegue neste momento fazer um curso há uma panóplia imensa de soluções a que pode recorrer:

  • leitura de livros;
  • revistas e artigos sobre a área que quer aperfeiçoar;
  • participação em webinars;
  • troca de experiências com outros profissionais.

Para se manter ativo no mercado, e estar preparado para as mudanças que este atravessa, terá de analisar como se pode desenvolver a nível profissional.

Por onde começar? Reflita: Que aspetos do seu trabalho considera mais desafiantes e gostaria de melhorar: por exemplo, se o seu ponto fraco é a comunicação com o outro, invista num curso de negociação, vendas ou persuasão, observe aqueles que demonstram aptidões e competências de referência que também gostaria de ter, pesquise anúncios de emprego e analise as descrições dos perfis. Tem o que o mercado procura?

Neste sentido, e a pensar no impacto que estas mudanças de paradigma no mercado do fitness no presente, terão num futuro próximo, preparámos um guia de oferta formativa online técnica, nacional e internacional, na área do desporto, que pode fazer durante esta quarentena:

OFERTA NACIONAL:

MANZ eLearning
A MANZ Formação é a mais conhecida escola em Portugal a lecionar cursos especializados na área do Fitness, e irá lançar na próxima semana a sua plataforma de eLearning.

BWIZER
As formação Bwizer são certificadas pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e pela DGERT (Direção Geral do Emprego e da Relações de Trabalho).

CEFITNESS ACADEMY
O CEF é uma entidade reconhecida pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), pela DGERT (Direção Geral do Emprego e da Relações de Trabalho) e pela EHFA (European Health & Fitness Association).

GNOSIES
A Gnosies é uma entidade formadora certificada pela Direcção Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) e as formações são homologadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

IFBB ACADEMY PORTUGAL
A Ifbb Academy é uma instituição Educacional internacional, reconhecida como uma instituição sólida que traz conhecimento de alta qualidade através de diversos cursos em áreas sempre relacionadas com actividade física, Nutrição, Musculação e Fitness.

ONLINE FITNESS ACADEMY
Fitness Academy é uma escola de formação especializada na área do Fitness & Wellness, com as  suas formações são homologadas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Sites Generalistas:

DISTANCE LEARNING CONSULTING
A DLC é uma empresa de formação com serviços de eLearning, bLearning e mLearning também na área desportiva.

EDUCAEDU
Educaedu é o portal líder de educação na Internet onde centros de formação de todo mundo podem publicar suas ofertas de cursos com oferta de cursos na área do desporto.

ONLINE STUDIES
Na ONLINESTUDIES encontra provedores digitais de Ensino Superior em todo o mundo, sendo o principal produto online da família Keystone Academic Solutions.

PORTAL FORMAÇÃO CURSOS
Portal Formação Cursos – Toda a informação sobre cursos em Portugal.

 

OFERTA INTERNACIONAL:

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE
As certificações ACSM são uma das mais procuradas do setor desportivo – uma credencial conhecida como padrão de excelêcia em todo o mundo.

AMERICAN COUNCIL ON EXERCISE
Estão entre as organizações mais respeitadas do sector e um recurso de confiança para a educação em saúde e condicionamento físico.

AUSTRALIAN FITNESS ACADEMY
Organização Australiana que realiza cursos de fitness reconhecidos sendo um dos primeiros fornecedores a divulgar a formação interativa on-line em conjunto com estágios presenciais.

CHEK INSTITUTE
O Instituto CHEK oferece aos profissionais de fitness e saúde uma abordagem holística e integrada de maneira exclusiva à saúde, fitness e bem-estar.

CROSSFIT
Plataforma dedicada ao mundo crossfit que oferece formação especializada na área.

FITPRO
O FitPro faz parte de uma grande rede do sector de fitness que inclui ViPR, PTA Global, PTontheNet, MyGroupFit e muito mais.

IDEA, HEALTH & FITNESS ASSOCIATION
É uma associação para profissionais de fitness e bem-estar com diversos serviços para os seus membros, incluindo oferta formativa.

NATIONAL ACADEMY OF SPORTS MEDICINE
A NASM oferece um programa de formação pessoal certificado, com 4 pacotes de formação disponíveis e especializações.

NATIONAL COUNCIL ON STRENGTH & FITNESS
O NCSF é uma organização internacional cujo o painel de certificação supervisiona os programas de credenciação acreditados pela Comissão Nacional de Agências de Certificação (NCCA).

SCW FITNESS EDUCATION
A SCW Fitness Education é a maior fornecedora de conferências de educação contínua do mundo, com foco no Fitness de Grupo e Personal Training, com ênfase na execução, liderança e gestão.

SWIMMING.ORG
É o órgão de natação, mergulho, pólo aquático, mar aberto e natação sincronizada na Inglaterra com oferta formativa nessas áreas de especialização.

Sites Generalistas:

MIT PROFESSIONAL EDUCATION
O MIT é uma instituição educacional de classe mundial em que o ensino e a pesquisa, com relevância para o mundo prático como princípio norteador, são o seu principal objetivo.

 

Filipa Silva é Project Leader na All United Sports, Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, com um MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos.
« Voltar às últimas notícias