F45 – O treino que veio da Austrália

F45 – O treino que veio da Austrália

O F45, franchise de treinos HIIT em rápido crescimento mundial, está prestes a abrir portas em Portugal, mais especificamente em Carnide.

O conceito do F45 consiste numa mistura de treino intervalado de alta intensidade (HIIT), treino em circuito e exercícios funcionais, com a duração de 45 minutos por aula, onde no mesmo dia, todos os estúdios F45 no mundo inteiro estão a fazer o mesmo treino. Para este efeito, todas as indicações de treino vêm dos headquarters: desde o lançamento dos workouts, os tempos de treino, os timings de descanso, até aos timings de limpeza nesta situação de Covid-19.

O estúdio está equipado com uma série de TVs que fornecem o esquema de cada treino diário. Servem como uma ferramenta visual para os membros progredirem de uma estação de exercícios para outra e estão integradas com o LionHeart, um cardiofrequencímetro, que permite monitorizar a frequência cardíaca dos membros, a percentagem do seu esforço máximo e o total de calorias queimadas para o ajudar a atingir o seu potencial. Deste modo “conseguimos adaptar o treino e saber se podemos puxar mais pelo membro ou se temos que abrandar, ou seja, conseguimos fazer um trabalho seguindo o seu batimento cardíaco.” Quem nos explica o conceito é Cristiano Dias, Headcoach do F45, ligado à área do fitness há 10 anos. Tendo já trabalhado em diversas cadeias de ginásios como o Holmes Place ou o Solinca, no entanto, é a sua experiência como Personal Trainer em cruzeiros que lhe trouxe uma experiência mais alargada sobre o negócio do fitness e sobre este mundo em diferentes ambientes culturais, absorvendo e integrando as suas diferenças e particularidades. Chegando a Portugal teve o convite por parte de Leandro Santos, que já tinha experimentado o conceito em Singapura, para juntos trazerem o F45 para Portugal, marca Australiana, com cerca de 2000 ginásios espalhados por todo o mundo desde 2012.

Outro factor diferenciador no F45 tem a ver com a comunidade e espírito de equipa que é gerado em cada treino. Os membros são desafiados a exercitarem-se juntos num cenário de treino em equipa e é esta motivação e suporte que cria um ambiente de competição positiva, onde as metas são atingidas, e onde se promove a boa forma, a saúde e o crescimento.

Ao contrário dos ginásios convencionais, aqui não irá ver nenhum dos profissionais a prescrever os treinos. Com uma base de dados com mais de 2000 exercícios, com nomes tão variados como Hollywood, Panters, Brooklyn ou Abacus, os profissionais do F45 corrigem, adaptam e fazem a progressão dos exercícios, onde nunca nenhum treino é igual, tornando-o num conceito de fitness muito versátil.

“Nos ginásios convencionais que temos hoje em dia, há pouco acompanhamento, e os resultados são mais reduzidos. Se não tivermos um acompanhamento personalizado, ou não progredimos ou a taxa de progressão é baixa. Aqui temos sempre 2 profissionais por aula a acompanhar todos os membros que vão ajudar a pessoa a atingir resultados, a progredir e a atingir os objectivos que pretende”, explica-nos Cristiano Dias.

O Covid-19 trouxe algumas adaptações ao estúdio de 150 mts2, como por exemplo a capacidade de ter 27 pessoas a treinar em simultâneo, que agora tem um número limitado a 10 pessoas, com a devida distância e respectivas acções de limpeza.
Oficialmente as portas ainda não abriram ao público, mas quem quiser pode já experimentar um treino.
Futuramente a marca está já a pensar em mais localizações para a abertura de mais estúdios na zona de Lisboa.

Saiba mais em:
https://www.facebook.com/F45TrainingCarnide
https://f45training.com/

« Voltar às últimas notícias