Exercício Físico e Saúde Mental

newsletter-website _Saúde Mental

O exercício físico e a saúde mental estão interligados, pois a prática regular de atividade física pode prevenir e controlar diversas condições mentais, influenciando o bem-estar geral. Estudos científicos destacam que os benefícios do exercício vão além da melhoria de condições como hipertensão e diabetes. A relação positiva entre exercício e saúde mental é apoiada pelas evidências científicas, indicando a redução da ansiedade e do stress, aumento do bem-estar, maior qualidade de vida, melhoria das funções cognitivas e diminuição de sintomas depressivos.

O exercício físico aumenta o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), essencial para o crescimento neuronal e da plasticidade sináptica. Isto contribui para o desenvolvimento do hipocampo, associado à memória e às emoções. Além disso, o exercício estimula neurotransmissores como serotonina, endorfina, dopamina e noradrenalina, promovendo bem-estar, melhoria do humor e capacidade de enfrentar o stress.
A atividade física também ajuda na flexibilidade mental, facilitando a aceitação de novas informações e a busca por diferentes soluções. Contribui para uma melhor irrigação cerebral, promovendo o crescimento de vasos sanguíneos e melhorando a saúde neuronal.
Para a ansiedade, qualquer exercício aeróbico ou anaeróbico pode ser útil. Perturbações depressivas respondem positivamente a exercícios combinados (aeróbios e anaeróbios). Em casos de bipolaridade, a prática de atividade física é recomendada, apesar de possíveis fadigas rápidas. Para esquizofrenia, treino aeróbio e de força contribuem para a capacidade funcional e bem-estar.
Uma investigação dirigida pela ukactive revela que mais de 50% das pessoas aderem aos ginásios para resolver problemas de saúde, sendo que 78% experienciam uma melhoria da saúde mental através da prática da atividade física. Numa altura em que o Reino Unido assiste a um aumento do número de inscrições em ginásios devido às resoluções de Ano Novo, 55% dos membros de ginásios acreditam que a sua inscrição é uma ajuda na gestão dos seus problemas de saúde e 66% afirmam que o exercício ajuda-os a dormir melhor. Os resultados sublinham o crescente reconhecimento da importância da atividade física para o bem-estar geral. O CEO da ukactive apela ao governo que apoie a indústria do fitness através de incentivos fiscais para a criação de mais instalações de fitness.

Posto isto, a evidência científica aponta para que o exercício físico é fundamental para fomentar a sua saúde mental.

« Voltar às últimas notícias