Eu quero uma App!!!!

Hoje em dia é raro passarmos algumas horas sem olhar para um display, quer seja de um televisor, de um PC ou de um smartphone ou tablet. Principalmente nos dois últimos casos, porque o referido aparelho nos acompanha para todo o lado, tornou-se óbvia a sua utilização para acedermos a variada informação de que necessitamos.

 

Fitness AppEntão porque não disponibilizar uma App onde os clientes da nossa instalação desportiva possam fazer o checkin da Aulas de Grupo ou marcarem as sessões de PT? Excelente ideia! Vamos la pô-la em prática…. Ups… mas como?
No que diz respeito às questões técnicas da App em si, a grande maioria das ferramentas de desenvolvimento já permitem desenvolver, sem grandes trabalhos adicionais, as App para iOS (utilizado pelo i-Phone e i-Pad da Apple), Android (utilizado nos equipamentos dos restantes fabricantes de dispositivos móveis) e Windows RT (utilizado no Microsoft Surface, p.e.).
No entanto, há que entender em primeiro lugar que para implementar funcionalidades realmente úteis como as mencionadas é necessário que a App tenha acesso à base de dados, para que disponibilize ao seu cliente apenas os serviços incluídos no pacote que este adquiriu ou que paga regularmente.
Por outro lado, também vai querer saber quem está a utilizar a App e se está a cumprir com os objetivos a que se propôs atingir com a mesma.
Então, para poder ter uma App funcional é preciso constatar primeiro se:
- a aplicação de backoffice está ou pode ser preparada para receber os pedidos referentes às funcionalidades que queremos dar à App;
- a infraestrutura de comunicações da instalação está preparada para receber pedidos provenientes da rede exterior (p.e., da Internet);
- estão implementados sistemas de segurança que previnam acessos indevidos da rede exterior;
Não conhecendo ou não tendo respostas a estas questões, apenas poderá colocar na sua App informações estáticas – eventualmente o preçário ou o mapa de aulas -, pelo que a mesma será apenas informativa, rapidamente perderá a validade, e os seus clientes perderão o interesse na mesma e deixarão de utilizá-la…

 

Paulo Pinheiro é responsável pelo desenvolvimento de software da CEDIS, tem 25 anos de experiência em análise e desenvolvimento de Software e é Licenciado em Informática pela UAb.
« Voltar às últimas notícias