O sector do desporto em Portugal gerou em 2019 um VAB de €4210 milhões e 133 mil empregos traduzindo-se num peso de 2,3% no VAB e 2,8% nos postos de trabalho nacionais. O impacto da pandemia implicou em 2020 uma quebra estimada de 12% no VAB face a 2019 e uma perda de 16 mil postos de trabalho.
Já o sector do turismo nos últimos 9 anos registou no país um aumento de 37 milhões de dormidas em 2010 para 70 milhões de dormidas, em 2019, o maior valor de que há registo. Mas devido à pandemia da COVID-19 registou em 2020, uma quebra acentuada na procura, para 25,9 milhões de dormidas (-63,0%) no alojamento turístico face a 2019.
A pensar na retoma do turismo o governo lançou um novo apoio no passado dia 21 de Outubro que pretende alavancar esta área. Dos CAE abrangidos relevamos alguns onde a intersecção com o desporto está abrangida e que pode ser interessante para o sector:
93110 – Gestão de instalações desportivas
93192 – Outras atividades desportivas, n. e. (2).
96040 – Atividades de bem-estar físico
82300 – Organização de feiras, congressos e outros eventos similares.
93294 – Outras atividades de diversão e recreativas, n. e.
Pode ler todas as informações sobre este apoio aqui.
O percurso do Turismo e do Desporto ao longo do tempo, com tantas coisas em comum, acabaria por se cruzar e passaram a ter actividades, contextos e práticas comuns a ambos a que deu origem ao Turismo Desportivo.
O Desporto é assim visto como um agente capaz de motivar um segmento dos clientes turísticos como é o caso da existência de recintos desportivos nas mais diversas unidades e estruturas turísticas: campos de ténis, piscinas, campos de golfe, ginásios, etc.). Os grandes acontecimentos desportivos de escala internacional e planetária (Campeonatos Mundiais, Jogos Olímpicos, entre outros) seriam impossíveis de realizar sem o recurso e apoio do turismo, nomeadamente agentes de viagens, hoteleiros e outros agentes turísticos.
Portugal é internacionalmente reconhecido como um país com infraestruturas desportivas e condições privilegiadas que levam à procura de inúmeras modalidades para a realização de estágios e outros momentos de preparação desportiva de atletas provenientes dos mais variados pontos do mundo. É escolhido como local de realização de vários eventos desportivos internacionais num crescimento que, atualmente, mesmo num quadro de limitações à livre circulação, junta diversas modalidades desportivas, movimentando milhares de atletas e acompanhantes e que em condições normais mobiliza também milhares de visitantes.
Podem ser por isso vários os objectivos do Desporto e Turismo: desde a organização de férias desportivas programadas com apenas um desporto (especializadas) a férias programadas com vários desportos (generalistas) até à oferta de práticas desportivas na oferta de animação turística. Podem ser ainda vistos na perspectiva da recreação, da melhoria da condição física, do contacto com a natureza ou da aventura, tal como pelos acontecimentos desportivos (eventos desportivos), espectáculos desportivos ou até mesmo férias normais sem programas desportivos mas com infraestruturas desportivas disponíveis para práticas informais sem necessidade de enquadramento.
Criar alianças, parcerias, eventos, programas entre estas áreas pode ser algo que pode pensar para o seu negócio de modo a alavancar a sua retoma financeira.