Como reter os sócios do seu clube durante o Verão

Como reter os sócios do seu clube durante o Verão

O Verão é uma época que inspira mais para as actividades ao ar livre, à medida que as pessoas anseiam por apanhar sol e sair de férias. Geralmente é sinónimo de uma baixa de frequência dos ginásios, e como resultado, as taxas de retenção de membros dos clubes geralmente diminuem nesta época.

No entanto o tempo de pandemia que vivemos serviu para as pessoas se familiarizarem com as novas modalidades de aulas de grupo no exterior e digitais, e por isso o seu ginásio pode fazer ainda melhor este ano.

Compilámos algumas ideias que pode utilizar no seu negócio:

1. Aulas ao Ar Livre
Uma das maiores razões pelas quais as pessoas congelam ou cancelam as suas mensalidades durante o Verão é por quererem aproveitar o bom tempo. Dê aos seus membros a opção de fazer exercício ao ar livre, reforçando a sua programação actual.
Se tem um grande estacionamento ou espaço aberto (escola, campo, parque, etc.) nas proximidades, faça os seus exercícios ao ar livre, seja yoga, zumba ou exercícios de resistência. Mesmo se não houver espaço suficiente para realizar um treino inteiro ao ar livre, considere fazer partes do treino, como corridas, sprints ou várias estações.

2. Organize uma corrida de 5 km semanais
Uma maneira fácil de adicionar um pouco de diversão ao ar livre à sua programação é organizar uma corrida divertida, um dia por semana. Considere tornar essas corridas gratuitas para toda a comunidade como uma forma de publicitar as suas instalações.

3. Organização de Boot Camps
Outra maneira de levar os seus membros para o ar livre é organizar um boot camp semanal num parque próximo. Faça com que uma aula seja transferida ou acrescente aulas de boot camp à programação. Incentive os seus membros a trazerem os amigos com uma promoção “traga um amigo de graça”.

4. Aulas exclusivas disponíveis apenas durante o verão!
Uma forma de atrair os seus membros é oferecer aulas exclusivas que não estão disponíveis em qualquer outra época do ano.
Por exemplo, como as pessoas tendem a expor mais a pele nesta época do ano, ofereça aulas exclusivas voltadas para o fortalecimento e tonificação, ou se o seu ginásio tem piscina, pode oferecer uma variedade de aulas como aeróbica aquática com tema de praia, aulas de natação e sessões de exercícios especiais na água que podem ser oferecidas apenas por um período limitado durante os meses de verão.

5. Programas de curta duração com base em resultados
Criar um novo espectro de clientes através de programas balizados a nível de tempo e resultados.  Disponibilizar uma oferta que dura 1, 2 meses, que poderá combinar exercício e alimentação e que se propõe a aumentar tónus muscular, reduzir massa gorda ou mesmo aumentar a mobilidade. Pense em algo que se ajuste à sua realidade e que possa ter procura por clientes actuais ou futuros.

6. Promoções apenas de Verão
Podem incluir passes com desconto para aulas especiais, sessões de treino pessoal, produtos gratuitos da marca e muito mais. Lembre-se de que o Verão apresenta também a oportunidade de atrair estudantes do ensino secundário e universitários para as suas instalações. Considere oferecer ofertas específicas para alunos para aproveitar esse fluxo de novos clientes em potencial. Pode também promover um dia grátis onde todas as aulas no seu ginásio são 100% gratuitas.

7. Organizar eventos especiais
Faça diferentes workshops e traga convidados especiais para despertar o interesse dos seus clientes. É uma óptima altura para, por exemplo, convidar treinadores conhecidos para o seu ginásio, já que vários instrutores viajam durante o verão para diferentes cidades para partilhar os seus conhecimentos. Os instrutores podem não só dar workshops ou treinos, mas pode ainda transformar esta oportunidade para oferecer aos seus membros uma sessão de perguntas e respostas, onde podem perguntar a esses treinadores experientes, desde dieta e nutrição até a melhor maneira de ficar em forma.

8. Destaque os seus membros e ofereça incentivos
Desafie os seus clientes monitorizando o número de horas que eles passam no ginásio e recompense aqueles que estiveram mais tempo a treinar, com produtos e descontos. Pode também recompensar aqueles que perderam mais peso durante o Verão com um prémio. Faça perguntas a esses membros em destaque e partilhe os motivos pelos quais gostam de ir ao ginásio durante os meses de Verão. Isso faz com que os sócios se sintam reconhecidos, dá a outros sócios a oportunidade de se reunirem e conhecer uns aos outros e pode ajudar a promover a frequência às instalações e as taxas de adesão.

9. Venda de produtos
O Verão é uma ótima época para baixar os preços dos produtos do seu ginásio com uma promoção exclusiva! Ofereça descontos em roupas desportivas, equipamentos de fitness e outros produtos. Também pode aproveitar esse momento para lançar novos produtos com desconto para os membros do seu ginásio.

10. Construção de comunidade
O seu clube deve ser mais do que apenas um espaço para exercícios. Deve criar um sentimento de pertença e união para os seus membros, ajudando a construir uma comunidade mais forte.
Para isso pode realizar eventos ao ar livre e convidar toda a comunidade envolvente, como por exemplo um churrasco, um encontro social de boas-vindas, uma caminhada em grupo organizada, uma excursão de um fim de semana fitness. Ou pode também organizar uma actividade de voluntariado.
Este tipo de eventos inclusivo incentiva os residentes locais a associarem o seu clube ao sentimento de comunidade e fará com que os seus membros se sintam bem e se conectem uns com os outros.

 

Precisa de ajuda?

A All United Sports existe para ajudar o seu ginásio a crescer. Trabalhamos com dezenas de ginásios e heath clubs, em diferentes países, que atravessaram o confinamento com sucesso. Não hesite em nos contactar: crescimento@allunitedsports.com

« Voltar às últimas notícias