Coaching no Fitness – Porquê? Por António Sacavém

corporate-fitnessO Coaching é cada vez mais procurado em diversos contextos, em especial, no âmbito empresarial. As organizações estão cada vez mais cientes do valor acrescentado que esta área do conhecimento lhes tem para oferecer.

A Liderança pode beneficiar muito com os conceitos, as ferramentas e as práticas conscientes que o Coaching tem para lhe oferecer. Cada vez mais se ouve falar na expressão “Liderar com Coaching”, tendo em conta que esta tecnologia de transformação humana tem o potencial de transportar as pessoas e as equipas para níveis superiores de performance e contribuição. O Coaching ajuda as pessoas nas organizações a desenvolverem um trabalho com sentido e, em níveis mais avançados, alcançar um estado sustentável de FLOW. Diversos estudos internacionais apontam para o elevado retorno sobre o investimento realizado com o Coaching Executivo. A investigação revela diversas vantagens subjacentes à integração do Coaching nas empresas, entre as quais:

  • 86% de aumento dos níveis de produtividade (quando o Coaching é adicionado à formação interna);
  • 67% de melhoria no trabalho em equipa;
  • 52% de redução do conflito interno;
  • 32% de aumento na retenção dos colaboradores;
  • 22% de aumento do bottom-line.

Nada falha como o sucesso, diria o lendário Jim Rohn. Cada vez mais os lideres, inclusive no sector do bem-estar, estão conscientes que as receitas do passado de pouco valem num futuro incerto e dinâmico. A aposta certa situa-se, pois, no desenvolvimento de uma cultura de inovação, de desenvolvimento contínuo e de contribuição para a comunidade, especialmente, em conjunturas mais agressivas e instáveis. O Coaching sustenta e alavanca este tipo de cultura organizacional e é praticamente insubstituível no seu seio. O Coaching oferece, assim, a possibilidade de artilhar as pessoas com poderosas ferramentas de transformação humana, tanto na esfera pessoal como no contexto profissional.
Enquanto tendência, o mercado começa a exigir a formação de pessoas que são socialmente mais responsáveis, mais congruentes, mais autênticas e que estão fortemente comprometidos em elevar o valor económico e social das organizações onde operam e das comunidades envolventes. Quem beneficia do Coaching é candidato a integrar uma atitude de compromisso verdadeiro com o seu crescimento pessoal mas também com o desenvolvimento de ações regulares que visem inspirar os outros a ultrapassarem os seus obstáculos internos e a viverem uma vida com mais sentido. Sabermos partilhar com pertinência, sensibilidade e competência é tão importante como aprendermos a receber conscientemente o que de melhor os outros têm para nos oferecer.
Apostar na formação em Coaching é um investimento inteligente que geralmente é executado pessoas e organizações que escolhem estar um passo à frente na sua contribuição para a comunidade onde se inserem. No sector do bem-estar já não basta ajudar os clientes a melhorarem a sua inteligência física e a terem um corpo mais atrativo, saudável e robusto, é fundamental compromete-los com a expansão da sua inteligência emocional, com a gestão eficaz do seu estado emocional, mesmo debaixo de uma “tempestade”, e com o alargamento do seu mapa mental. No sentido de acrescentarmos valor massivo ao cliente, de o servirmos com excelência, necessitamos de encapsular e disseminar por toda a organização, uma atitude marcadamente diferenciadora, que se constitui como o principal motor para a criação de uma proposta inconfundível de valor. Para as empresas atingirem estes fins têm, no Coaching, um amigo fiel e devoto.

 

António Sacavem é advisor da All United Sports, docente universitário, fundador das marcas Microexpressões Faciais ® e Linguagem Corporal ®, Licensed Partner do Center for Body Language International, autor e International Trainer.
« Voltar às últimas notícias