Aulas de grupo, que lugar ocupam na oferta de serviços de um centro de fitness? Por Jorge Machado

A escolha e a fidelização dos clientes relativamente a um ginásio está, sem dúvida, associada à promessa e aos resultados realmente obtidos tanto ao nível físico como emocional, a razão pode ter um papel fundamental na escolha inicial, mas é a emoção que retém e assegura uma regular procura.

As aulas de grupo têm um forte potencial para associar resultados físicos aos emocionais. Através de profissionais bem preparados, musicas adequadas capazes de criar as emoções certas, e um painel de exercícios bem estruturados em perfeito equilíbrio entre o risco e benefício, fazem das aulas de grupo a principal ferramenta de retenção de qualquer ginásio.

Neste domínio, a preparação do profissional tem particular importância, pois depende desta preparação todo o sucesso que uma aula pode ter. Assim como um carro de formula um sozinho nada faz, pois precisa de ter um profissional extremamente bem preparado a nível físico, psicológico e emocional, apaixonado, com o feeling certo e a intuição apurada, também a aula de grupo nada é se não tiver um instrutor bem preparado, munido de conhecimento, capacidade de observação e adaptabilidade, musicalidade, domínio de emoções, e criador de ligações positivas com e entre as pessoas.

De referir ainda que as aulas de grupo assumem também uma capacidade de criar cumplicidade e até compromisso entre os seus participantes, acabando mesmo por criar um sentimento de grupo e de “fazer parte” que ajuda na motivação do individuo em particular e do grupo no geral.

 

Jorge Machado é advisor na All United Sports,  licenciado em Gestão do Desporto pelo ISMAI e uma referência incontornável na metodologia e leccionação de aulas de grupo e gestão de equipas.
« Voltar às últimas notícias