As Plataformas Nacionais de Treino Online que colocaram os Portugueses a treinar em casa

As Plataformas Nacionais de Treino Online que colocaram os Portugueses a treinar em casa

A pandemia da Covid-19 e consequente estado de emergência do País, levou ao encerramento dos ginásios do país, fechando a porta a cerca de 539 mil clientes, segundo dados da associação do sector.  Deixou-se de poder treinar ou ter aulas em salas, mas as alternativas não se fizeram esperar. Para que ninguém fique parado durante o período de quarentena, os ginásios passaram a disponibilizar aulas virtuais gratuitas, para sócios e não sócios, quer seja pelas redes sociais como o Facebook ou Instagram, seja em plataformas próprias.

A intenção é incentivar a prática de exercício físico durante o período de quarentena, com uma seleção de treinos que podem ser feitos em casa, para manter a forma e evitar o sedentarismo.

Deixamos em baixo os principais exemplos de plataformas com treinos online que estão neste momento a surgir no mercado:

 100%FitClub
Plataforma online desenvolvida pelo 100% FitClub com aulas de grupo de dança, treino cardio vascular, tonificação, body & mind e cycling. A grande maioria das aulas são desenvolvidas pelo próprio clube em conjunto com os seus instrutores e terá uma mensalidade de 10€.
https://100fitclub.com/aulas-virtuais/

Fitness UP
Este ginásio online tem, além de aulas de grupo, treinos específicos e dicas de nutrição e estilo de vida através da UPTV, sendo gratuito durante sete dias.
https://www.uptv.pt/

GO! – Ginásio Online
Promete 250 novas aulas das mais variadas modalidades de fitness e uma série de outros conteúdos relacionados com treino e nutrição. Em breve, haverá também a possibilidade de fazer sessões com PT e aceder a consultas de nutrição. As aulas estão disponíveis num mapa semanal que vai sendo actualizado e às quais pode assistir em directo. Há ainda uma secção de aulas gravadas a que pode assistir as vezes que lhe forem convenientes.
https://ginasio-online.pt/

My Veo
Plataforma de aulas virtuais em português projetadas e pré-gravadas de fácil utilização e acessível. Oferece serviços para ambos clientes e ginásios. Um cliente particular terá acesso a Aulas Virtuais em Streaming (em português e inglês) divididas por categorias, área de Nutrição com Dicas / Receitas e Consultas On-Line, um Ginásio Virtual onde existe possibilidade de fazer uma avaliação, um treinador pessoal virtual que cria um plano de treino. Tudo isto funciona numa app que se relaciona com o cliente e lhe envia notificações. Aos Ginásios/Empresas, permite-lhes aderirem à plataforma e terem a sua área de conteúdos exclusivos privados para os seus clientes, terem uma solução digital sem gastarem tempo e recursos, garantir aulas virtuais de qualidade, e permite ainda às empresas terem conteúdos exclusivos para os seus colaboradores.
https://myveo.pt/

HomeFitness
A Fit&Company em parceria com a Decathlon, vem oferecer aulas que são transmitidas em directo, por streaming, ficando depois acessíveis em vídeos que podem ser reproduzidaos (e seguidos) mais tarde. Caso siga uma aula em directo, tem ainda a vantagem de poder interagir com o professor pelo chat. Além das aulas gratuitas, transmitidas com filmagens multi-câmara com vários ângulos, há serviços como Personal Training 1v1, Nutrição, Tutoriais de Massagem e Life Coaching.
http://www.homefitness.pt/

Be In Balanace
O ginásio Be In Balance disponibilizou no seu site aulas pré-gravadas que podem ser vistas gratuitamente.
https://www.beinbalance.pt/treina-em-casa-aulas-online/

Body Kult
Site desenvolvido com a apresentação de diferentes tipos de treinos, acessíveis e sem recorrer a muito material em séries de vídeos explicativos de exercícios e planos de treino.
https://behappyjo.wixsite.com/bodykult

Treino em Casa
Em 2010, já a marca Treino em Casa, tinha surgido no mercado como uma alternativa de fitness à medida das necessidades de cada cliente. A Treino em Casa foi então a resposta encontrada para o crescendo número de pessoas preocupadas com o seu bem-estar físico mas que se debatiam com ginásios sobrelotados, falta de tempo, cansaço acumulado, dinheiro gasto sem resultados, descrédito na mudança e falta de motivação em geral. Esta plataforma oferece vários programas de treino e de nutrição. Oferece ainda um serviço de PT Sharing onde, quanto mais partilhar o seu treino com outras pessoas, menos paga pelo serviço de PT.
http://treinoemcasa.com/

Time To Fitness 24
A cadeia Time To Fitness 24 reuniu no seu site alguns exercícios e treinos de grupo em vídeo aulas para que possa facilmente começar a treinar em casa.
http://www.timetofitness24.com/videos/

Health Club Taguspark
Este clube coloca no seu site à uma aula pré-gravada por dia, de diferentes modalidades, a que pode assistir quando lhe for mais conveniente.
http://corpussanus.pt/exercicios-do-dia/

Na página da AGAP-Portugal Activo poderá encontrar os links diretos para as plataformas dos Clubes Associados de modo a poder manter uma rotina de treino segura e prática em sua casa.
https://www.portugalactivo.pt/eutreinoemcasa

Como alternativa a estas plataformas próprias, a maior parte dos ginásios está a utilizar as ferramentas das redes sociais para entregar as suas aulas à comunidade de forma gratuita seja através do Facebook, Instagram ou WhatsApp. Outra plataforma que também está a ter grande adesão é o Zoom, onde é possível a visualização de todos os utilizadores, possibilitando ao instrutor corrigir os exercícios de quem está a fazer a aula.

 A indústria do fitness está a fazer um imenso esforço para conseguir manter a sua carteira de clientes, continuar a entregar serviço e gerar receita, encontrando como uma das soluções a disponibilização de aulas online.

O COVID-19 veio colocar os ginásios online. Será isto uma tendência para se manter?

Filipa Silva é Project Leader na All United Sports, Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, com um MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos.

« Voltar às últimas notícias