As 10 Tendências Fitness para 2020, segundo a ACSM

Pelo 14º ano consecutivo, o inquérito anual da ACSM divulga as principais tendências de fitness para 2020.

jfit1A novidade do inquérito deste ano foi a inclusão de potenciais novas tendências como o Movimento Mente-Corpo (por exemplo, Tai Chi) e Estilo de Vida Medicinal

Nas principais movimentações do Top deste ano, está como novidade a aparecer este ano no 4.º lugar o treino com pesos livres e no 16.º lugar o estilo de vida medicinal.

Alteram de posições o treino de circuito que sobe do 21.º lugar de 2019 para o n.º 17 este ano, e o exercício de crianças sobe do 28.º lugar de 2019 para o 20.º lugar. De fora  do top deste ano fica- ram as aplicações de exercícios, dispositivos de mobilidade/miofasciais, Personal Training em pequenos grupos e aulas de pós-reabilitação.

Para o inquérito deste ano foram apresentadas 38 possíveis tendências, das quais 20 são divulgadas pela ACSM na sua publicação. 


O Top 10 para 2020 é o seguinte:

1. Tecnologia Wearable (Tecnologia “vestível”). A tecnologia wearable foi novamente a tendência n.º 1 desde 2016 e inclui rastreadores de fitness, relógios inteligentes, monitores de RH e dispositivos de localização GPS.

2. High-intensity interval training (HIIT) (Treino intervalado de alta intensidade). Estes programas de exercícios envolvem treinos curtos de exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto período de descanso.

3. Treino em grupo. As aulas em grupo são planeadas para serem sessões motivacionais eficazes para diferentes níveis de condicionamento físico, com instrutores a ensinar muitos tipos de aulas com diferentes equipamentos, desde aulas de cardio e ciclismo indoor a aulas de dança e aulas de step.

4. Treino com pesos livres. Classes de pesos livres, halteres, kettlebells, halteres e bolas medicinais em que os instrutores começam a ensinar a forma adequada para cada exercício e vão aumentando progressivamente a resistência assim que a forma correta vai sendo atingida.

5. Personal training. O treino individual continua a ser uma tendência, à medida que a profissão de Personal Trainer se torna mais acessível. O Personal Training inclui testes de condicionamento físico e estabelecimento de metas, onde o treinador trabalha individualmente com um cliente com exercícios específicos para as suas necessidades e metas individuais.

6. Exercise is Medicine (EIM) é uma iniciativa global de saúde que se concentra em incentivar os médicos de cuidados básicos e outros prestadores de saúde a incluir a avaliação da actividade física e recomendações de tratamento associadas como parte de cada visita do paciente, e encaminhar os seus pacientes para profissionais do desporto. Além disso, o EIM reconhece os profissionais de fitness como parte da equipa de saúde nas suas comunidades locais.

7. Treino com peso corporal. Usa uma combinação de treino com peso corporal e movimentos neuromotores. O treino com pesos corporais utiliza equipamentos mínimos, o que o torna uma maneira acessível de se exercitar com eficiência.

8. Programas de condicionamento físico para idosos. Essa tendência continua a enfatizar as necessidades de condicionamento físico do Baby Boom e das gerações mais antigas. As pessoas estão a viver mais, a trabalhar mais e a permanecer saudáveis ​​e activas por mais tempo.

9. Treino em saúde/bem-estar. Essa é uma tendência crescente de integrar a ciência comportamental aos programas de promoção da saúde e estilo de vida medicinal. O treino em Saúde/Bem-Estar usa uma abordagem individual e/ou em pequenos grupos com o treinador, que fornece suporte, definição de metas, orientação e incentivo, usando estratégias de intervenção para mudança de comportamento.

10. Empregar profissionais certificados em fitness . A importância de contratar profissionais certificados em fitness através de programas educacionais e programas de certificação totalmente credenciados para profissionais de saúde está rapidamente se tornando uma tendência.

Conheça toda a informação em: journals.lww.com

Fonte: Health Fitness Journal da ACSM

« Voltar às últimas notícias