A SC Fitness, dona das marcas Solinca e Element terminou 2023 com 44 ginásios em operação e com um aumento de 23% em relação a 2022. De acordo com o CEO, Bernardo Novo, “A faturação aproximou-se dos 50 milhões de euros, num claro reforço da nossa posição de liderança no mercado português.”
Apesar desta liderança a ambição continua a ser o crescimento, havendo o objetivo de crescer 30% já em 2024. Para atingir este objetivo, Bernardo Novo detalha que “Em 2024, tomámos a gestão de 4 ginásios de outros operadores e de 3 ginásios independentes (em Almada, Viseu e Oliveira de Azeméis)”.
Neste momento a marca conta com 58 ginásio no total, 35 Solinca e 23 Element em Portugal, com um número total de mais de 150 mil sócios ativos. Estão a preparar a expansão a nível internacional indo abrir 4 Element na Chéquia. Os 2 primeiros abriram em outubro nas cidades de Olomouc e Brno e são ginásios com áreas entre os 1000 e 1200 metros quadrados, seguindo a tipologia usada em território nacional. A escolha pela internacionalização do Element e não do Solinca prende-se com a simplicidade do conceito Element. Estes ginásios são espaços mais simples e com uma operação mais simplificada o que permite que a sua gestão seja mais fácil.
Enquanto o Element avança na internacionalização, o foco do Solinca é consolidar e crescer a sua posição de liderança no mercado nacional. Apesar de se ter vindo a verificar uma boa recuperação do setor no pós-pandemia, o mercado português continua a enfrentar grandes desafios sendo que de acordo com o CEO, “Continuamos na cauda da Europa no que diz respeito à atividade física e ainda não temos política públicas que ataquem este problema.”