O desporto português está de parabéns. Três equipas de Lisboa vão lutar pelo cinturão de Campeão do Mundo de Fitboxing no dia 3 de Junho. O Fitboxing é uma modalidade de boxe sem contacto praticada por milhares de pessoas em todo o mundo e cujo maior prémio é atribuído pelo Conselho Mundial de Boxe.
Nos Fitboxing World Games, competem duas equipas de quatro elementos (mais um treinador e um suplente). As duas equipas colocam-se de frente para os sacos de boxe, que estão equipados com sensores que medem a força com que batem e mede a sincronização com a música. Durante rondas de três minutos, batem no saco seguindo uma sequência específica que é sorteada e que devem ter memorizado previamente. Para além da pontuação que obtêm no saco, vários árbitros atribuem pontuações à técnica e à sincronização entre os membros da equipa.
As 64 equipas que participarão na final de 3 de Junho, em Madrid, conquistaram o seu lugar após terem competido na fase de qualificação, em que mais de 300 equipas competiram entre si. As equipas de Espanha, Itália e Argentina também se deslocarão a Madrid depois de terem ficado em primeiro lugar nas suas próprias fases de qualificação. Até à data, as equipas espanholas, sobretudo as femininas, ganharam sempre o torneio.
Um campeonato mundial “made in Espanha”, mas com força internacional
Nascido no ano de 2016 em Madrid, este ano será a VI edição dos Fitboxing World Games e a que conta com mais equipas de diferentes nacionalidades. Além de representação espanhola, a maioria devido ao enraizamento da modalidade em Espanha, haverá equipas portuguesas, italianas e argentinas na Caja Mágica.
E a verdade é que o fitboxing, embora se tenha expandido sobretudo como desporto da moda em Espanha, continua a conquistar fronteiras. Prova disso é que, para estas finais, os torneios de qualificação foram realizados em quatro países, garantido a presença de mais de 1.000 participantes. Estes números continuam a crescer e continuarão a aumentar nas próximas edições, onde se espera a participação da Alemanha, França, México e Brasil, entre outras.
Mulheres e homens a competirem frente a frente
De malas feitas, este ano os Fitboxing World Games chegam à Caja Mágica com o objetivo de ser uma competição inclusiva. Equipas femininas, masculinas e mistas competem na mesma categoria. Também não há distinção de idades. As equipas são compostas por amadores que, depois de se inscreverem num centro de fitboxing, decidem dar um passo em frente e criarem a sua equipa. Graças a esta competição, têm a experiência de chegar às finais e competir com equipas de diferentes países na Caja Mágica.
Em 2022, perante mais de 2.000 espectadores nas bancadas e com uma audiência no YouTube de mais de 15.000 espectadores, foi a primeira edição em que uma equipa mista conquistou o título mundial. Até então, tinham sido sempre as equipas femininas a vencer. A Caja Mágica já está à espera do seu próximo campeão.