Victoria Tolbert-Ashley, diretora nacional de aulas grupo da XSport, partilha a importância de construir uma comunidade dentro do seu ginásio.
A maioria dos health clubs e ginásios são mais ofensivos e não muito defensivos. Os ginásios não foram criados para defender a sua posição de retenção, através de acções e estratégias de envolvimento da comunidade. Isso ocorre em parte porque os tours/visitas guiadas, durante o processo de venda, apresentam aos potenciais clientes, as máquinas, áreas de treino, estúdios de aulas e ocasionalmente um membro da equipa de fitness. Estas práticas padrão erram no alvo, na conectividade humana e no envolvimento da comunidade.
As boas notícias são que, para construir uma comunidade não exige muito custo inicial, pode evitar que pelo menos 25% dos novos membros saiam e ajuda a retenção. Os clientes que se sentem ligados a uma comunidade, onde participam nas atividades do clube, têm muito mais hipóteses de continuar e de renovarem a sua ligação ao clube/ginásio.
As iniciativas que podem ser tomadas para inspirar a comunidade, eliminar barreiras à entrada e aumentar a retenção incluem:
- Criar um calendário anual ou mensal de eventos de fitness e/ou saúde para a sua comunidade, através dos elementos da equipa existentes, e que eventualmente possa contar com a presença de um especialista num assunto específico e interessante para os seus clientes. Inclua nestes momentos, clientes apaixonados por um determinada tema específico e envolva-os para compartilhar a sua paixão, experiência e como a sua comunidade e ginásio os ajudou em determinado momento.
- Envolver a sua comunidade num evento de divulgação que reúna a sua equipa e elementos de fora do clube, para lutar por uma causa digna alinhada com a missão do clube.
- Identificar sócios embaixadores que podem incentivar a construir pequenas tribos “não oficiais” dentro dos clubes.
- Usar o talento existente para criar sinergias dentro da sua equipa. Inspire os membros da equipa a colaborar em projetos que visam envolver os clientes atuais, aumentar a frequência de utilização, aumentar a penetração de venda de serviços secundários, atrair novos membros e reforçar a formação de equipas entre vendas (recepção) e fitness.
Os Health clubs e ginásios têm muitas ferramentas para abordar a auto eficácia do exercício e aumentar a auto-estima dos indivíduos, mas e quando se trata de apoiar as necessidades básicas de integração social dentro do clube, através da comunidade? A implementação de um plano estratégico para a construção de uma comunidade, irá sem dúvida, ajudar na percepção positiva da marca, aumentar a aquisição e retenção de clientes e também aumentar a retenção dos próprios colaboradores. Faça do seu ginásio um lugar onde as pessoas vêm para treinar e ficam por causa da comunidade.
