O Clube Intel lançou um novo relatório “Otimizando a personalização usando personas de fitness”, que define quatro principais membros-tipo de ginásios.
A investigação foi realizada ao longo de dois anos e envolveu 1.500 consumidores nos EUA, em colaboração com a empresa de pesquisa Dynata, e de especialistas do setor do fitness.
As personas do consumidor são personagens fictícias usadas para representar um público-alvo, real, que ajudam a projetar produtos para ir de encontro às suas necessidades.
Este estudo tentou perceber por isso, qual o membro-tipo que é praticante de exercício físico, as suas características, locais que frequenta para se exercitar, quanto gasta em média com exercício físico, de forma a que os ginásios, conhecendo o seu público-alvo, consigam ir de encontro às suas necessidades de saúde e fitness a longo prazo, atraindo-o ao seu espaço e mantendo-o como cliente.
Apesar deste estudo recair sobre o mercado dos EUA, tal como acontece de uma maneira geral com as restantes tendências mundiais, num futuro a curto/médio prazo, poderá representar o mercado nacional.
As quatro personas identificadas pelo relatório são:
1. O “Hábito de Vida” (34%)
Este é o tipo de membro que adere a um treino consistente dia após dia.
Perfil: Idade superior a 66 anos (35 %), reformado (38 %) e trabalha a full-time (36%). 63% gastam menos de $25 /mês em saúde e fitness e 35% frequentam o ginásio mais de 12 vezes por mês, preferindo os treinos de forma autónoma (83%).
Frase característica: “Sou auto-motivado e não preciso da agitação”.
– Como fazer para que os “Hábito de Vida” se inscrevam no ginásio? Esta população entusiasma-se com o aspeto comunitário do fitness. Por isso, adicionar uma programação para adultos mais velhos para + de 50/60 anos em que treinem com pessoas que têm objetivos semelhantes, para que se sintam mais confortáveis, e para que também possam construir relacionamentos e conectividade no ginásio, será uma mais-valia.
2. O “Amante do Bem-Estar” (30%)
Este é o tipo de membro que equilibra fitness, nutrição e bem-estar mental/físico.
Perfil: Idade entre 25 e 39 anos (36%), trabalha a tempo inteiro (61%), tem de rendimento médio +100K (42%). Exercitam-se mais de 12 vezes por mês (55%) e 25% preferem exercitar-se no ginásio, sendo que desses, 49% são membros de um grande ginásio.
Frase característica: “Estou à procura de todos os aspectos do bem-estar: físico, espiritual, mental e emocional”.
Verificou-se que os “Amantes do bem-estar” são mais holísticos na sua abordagem e por isso os ginásios com foco nesse tipo de membros precisam pensar em como combinar exercícios em grupo, aulas de recuperação, ioga e nutrição.
3. O “Explorador de Fitness” (19%)
Este é o tipo de membro que procura continuamente novos programas de fitness, produtos e serviços.
Perfil: Idade entre 25 e 39 anos (41 %), trabalha a tempo inteiro (61 %), e prefere uma rotina de exercício feita ao ar livre (60%). Gasta em média mais de 25$ por mês em fitness (69%) e 51% frequenta grandes ginásios.
Frase característica: “Vou à procura um pouco de tudo quando pretendo encontrar um treino inspirador”.
Apesar de 51% serem frequentadores de ginásios conclui-se que apenas 19% são ativos, querendo isto dizer que os ginásios não estão na verdade a motivar este tipo de membros a exercitar-se.
– Como fazer com que este tipo de população permaneça no ginásio? É fundamental introduzir uma programação que os envolva, definindo expectativas sobre como os manter no caminho certo, com métricas como frequência cardíaca e passos, treino pessoal ou treino em pequenos grupos para os manter conectados.
4. O “Consumidor Casual” (17%)
Este é o tipo de membro que a motivação para o condicionamento físico é principalmente impulsionada por eventos (verão, casamento, etc.)
Perfil: Idade entre os 25 e 39 anos (53%), trabalha a tempo inteiro (52%) e tem um rendimento entre 0-50K (37%). Apenas 27% gastam 25$ ou mais em fitness por mês, e apenas 16% são membros de grandes ginásios. Exercitam-se de um modo geral menos de 4 vezes por mês (27%), sendo que desses, 45% exercita-se menos de 4 vezes por mês no ginásio, preferindo os treinos autónomos (88%).
Frase característica: “O meu condicionamento físico é motivado por férias ou eventos futuros”.
Este é um tipo de membro que fica inseguro dentro de um ginásio por isso precisa de alguém que os oriente durante o processo. Este consumidor precisa de uma zona acolhedora e livre de julgamentos. Apenas a presença de funcionários no local irá ajudar este tipo de consumidor a se sentir mais seguro e a ter uma sensação de pertencimento.
Quadro Resumo:
O conhecimento sobre um público-alvo é fundamental para a oferta de produtos e serviços de alta qualidade, e por isso as personas do consumidor ajudam tanto as operações do ginásio quanto as equipas de marketing.
Ao entender as expectativas, preocupações e motivações dos consumidores-alvo, é possível projetar uma experiência de fitness envolvente que irá satisfazer as necessidades dos clientes.
