A pandemia, que atingiu o mundo em 2020, forçou a adoptar o distanciamento social, alterando rotinas básicas e hábitos de consumo que se davam por garantidos.
Se num momento zero – o lockdown – o foco passou a ser totalmente o digital, a questão que se coloca agora é, como será o futuro? E, na indústria de fitness, como será o dia seguinte após o Covid19 para o grupo SC Fitness?
Portugal, um país historicamente com baixo índice de actividade física e penetração de ginásios, sofreu um decréscimo de sócios activos, quer motivados pelo receio de frequentar ginásios, quer como consequência da contração económica, consequência dos confinamentos.
Tendo em conta este contexto, falámos com Daniel Martins, Director de Marketing da SC Fitness, e percebemos que a estratégia do grupo está assente em 3 pilares chave:
1. Captação de novos sócios – foco em promoções diferenciadoras, como a longa parceria que têm com o Cartão Continente;
2. Soluções de treino online – lançamento de uma plataforma monetizada de treino online, Solinca Connected, onde permite ao utilizador o acesso a instrutores e à oferta de aulas no mercado (80 aulas live por semana, incluindo modalidades Les Mills e uma biblioteca com mais de 1.000 aulas gravadas de 45 modalidades) – objetivo: flexibilidade de treino, de acordo com as necessidades e disponibilidade de cada utilizador.
3. Retenção – foco no acompanhamento ao cliente, desde a avaliação física inicial, passando por programas focados em objectivos específicos ou pelo novo programa de Recuperação Pós Covid. O objectivo é, trabalhar em grande proximidade com os sócios, de modo a garantir o máximo de fidelização e extração de valor.
Paralelamente a todo o trabalho que está a ser feito nos clubes Solinca (Classic e Light), em Setembro de 2020 iniciaram o desenvolvimento de 2 projectos:
· Solinca Element – lançamento do primeiro ginásio low cost em Portugal (€2,99/ semana peak), uma solução de treino simplificada para eliminar qualquer barreira à actividade física devido ao custo
· Franchising Solinca – utilizando o conhecimento adquirido ao longo de mais de 25 anos na indústria de fitness em Portugal, pretendem ajudar os clubes em Portugal Continental e ilhas, a acelerar a captação de novos sócios, trabalhando também a retenção e extração de valor.
Se há um facto evidente como resultado da pandemia, é que a actividade física é fundamental para o bem-estar físico e mental da população.