8 Motivos para a publicidade do seu ginásio no Facebook não estar a funcionar, por Mário Santos

O Facebook Ads, a plataforma de publicidade do Facebook, que lhe permite chegar aos utilizadores da rede social, é uma ferramenta poderosa para divulgar o seu negócio, mas complexa de alcançar bons resultados.

mario_santos2A grande maioria das pessoas que, por si, fazem campanhas de publicidade no Facebook Ads têm expectativas irrealistas na facilidade com que pensam angariar clientes ou divulgar a sua marca. Mesmo sendo simples criar uma campanha no Facebook, configura-la da forma certa e obter bons resultados está longe de ser uma tarefa fácil.

Deixo-lhe em baixo 8 pontos importantes que podem influenciar o retorno das suas campanhas no Facebook Ads:

1. A marca e/ou website do seu ginásio precisam de ser melhorados

Se a sua marca do seu ginásio não é conhecida e o seu logotipo e anúncios têm um ar pouco profissional, porque haveria alguém de interagir com eles? Preocupe-se em apresentar sempre uma imagem profissional e cuidada. O mesmo se aplica ao seu website. Se for antigo, lento, com um mau design e não for responsive (que se adapta consoante o equipamento onde está a ser visto – computador ou telemóvel), não espere que as pessoas entrem em contacto consigo quando visitarem o seu website.

2. O serviço que está a vender não é atractivo

O serviço que pretende vender tem ser atractivo. Isso não significa exclusivamente que terá de vender a mensalidade do seu ginásio a um preço mais baixo, significa sim que terá de estruturar um bom serviço e comunica-lo da forma certa, salientando os aspectos principais e únicos que lhe dão valor.

3. Está a fazer publicidade às pessoas erradas

Chegar às pessoas certas é uma ciência, mas quem faz publicidade no Facebook muitas vezes limita-se a definir o público alvo das suas campanhas através dos  dados demográficos, interesses e comportamentos pré-definidos pelo Facebook. Se queremos chegar aos clientes de ginásio, temos que ser muito mais específicos. Utilizar públicos personalizados, criados a partir de informação retirada da base de dados dos seus clientes, permite-lhe chegar a pessoas parecidas com os seus clientes, obtendo assim melhores resultados na sua campanha.

4. Está a fazer publicidade às pessoas certas mas com a mensagem errada

Está certo da eficácia do texto que colocou na publicidade? Está a ser demasiado agressivo? Ou a mensagem que quer fazer passar não foi bem preparada e não tem um aspecto profissional? Tudo isto leva a maus resultados, pelo que é importante ter atenção ao que escreve e como escreve:

  • Diga a mensagem que pretende passar logo primeiras linhas, referindo o que é a promoção ou as mais valias do serviço;
  • Tenha um call-to-action que incentive a pessoa a clicar no anuncio;

Tenha muita atenção aos erros ortográficos, gramaticais e de formatação (letras maiúsculas, parágrafos e  quebras de linha).

5. O seu orçamento é muito alto ou muito baixo

Apesar de ser possível estar a gastar um valor elevado em publicidade para uma pequena audiência, saturando-a, o mais comum é investir valores muito baixos para obterem resultados consistentes. É importante perceber que todos os anúncios precisam de ser optimizados, e para que tal aconteça é necessário investir para obter dados que lhe permitam analisar e optimizar da forma certa a campanha. Se investiu pouco e o seu anuncio chegou a poucas pessoas vai optimizar com base em pouca informação? Para além disso, se pedimos ao Facebook Ads para optimizar automaticamente os resultados das campanhas e depois temos orçamentos baixos, ele nunca vai conseguir optimizar a campanha para rentabilizar o seu dinheiro. Tal como nós, o Facebook precisa de testar e analisar os testes para melhorar os resultados.

6. Está a optimizar para a acção errada

Cada campanha deve ter um objectivo bem definido e claro. Se está realizar a campanha para obter leads, deve optimizar para conversões, configurando o seu Facebook Pixel correctamente na Landing Page. Se pretende tráfico no site, brand awareness, likes ou comentários, deve sempre optimizar a campanha para esses objectivos.

7. Não está a experimentar o suficiente

Fez um anúncio, um conjunto de anúncios e uma campanha e não deu resultado? Experimente mais quatro ou cinco vezes. Desistir não é a solução para ter sucesso no Facebook Ads, mas lembre-se que estar a fazer sempre o mesmo também não é solução. Leia, experimente novas estratégias, novas audiências, novas formas de construir a sua campanha. Uma coisa é certa, na publicidade on-line tudo precisa de experimentação, análise, correcção e nova execução. Nunca se esqueça que o segredo está na análise e controlo dos dados recebidos pela campanha, por isso, se não tiver o Facebook Pixel instalado e não acompanhar com os resultados com o Google Analytics, nunca terá sucesso.

8. Escolha as melhores imagens para as campanhas

Preocupe-se com as imagens, mas preocupe-se mais em ter imagens claras e diferentes do que tentar seguir a norma. Lembre-se que tem que chamar à atenção com imagens que enalteçam o que está a divulgar, quer seja Personal Training ou o Ginásio no seu todo. Procure ter as suas próprias imagens, feitas de forma profissional, ou imagens de banco mas que não sejam comuns.

Precisa de ajuda? Teremos todo o gosto em esclarecer-lhe qualquer dúvida que tenha: mario.santos@allunitedsports.com.

Boas campanhas e muito retorno!

 

Mário Santos é Managing Director na All United Sports, com formação avançada em Marketing Digital e Redes Sociais, Mestrado Executivo em Gestão pelo INDEG/ISCTE e Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana.
« Voltar às últimas notícias