7 Tarefas Diárias de um Gestor de Clube

Quem é ou já foi um Gestor de Clube, sabe que o seu maior desafio é sempre o mesmo: um dia só tem 24 horas.

Multitasking businessmanNós tentamos fazer exercício físico, estar com as nossas equipas/sócios, definir objectivos, resolver problemas de manutenção, recrutar aquele recepcionista que nos está a fazer tanta falta, … tudo isto só de manhã. À tarde, depois do habitual almoço de 15 minutos, temos a conference call diária com o nosso chefe, outro problema de manutenção para resolver, o instrutor de aulas de grupo que tem que faltar e tu tens que arranjar uma substituição, o Personal Trainer que tens que entrevistar, e… o dia acabou e dos quinze pontos da tua check-list que deverias ter completado, conseguiste resolver cinco.

O cenário é-te familiar? O que descrevi em cima era o meu típico dia no inicio da minha carreira, contudo muito dificilmente teria resolvido 5 pontos.

Os erros e a dor servem para isso mesmo, para aprendermos e melhorarmos. Hoje em dia, de forma a minimizar a situação que descrevi anteriormente, existem 7 Tarefas Diárias que pratico de forma a ser um Gestor de Clube mais eficiente:

1. Definir a minha agenda para o dia: Hoje em dia para mim é impossível sair de casa sem ter pelo menos dois pontos claramente definidos: (1) os meus cinco objectivos para o dia. Não têm que estar relacionados com trabalho e podem ir desde jantar com a minha esposa no nosso restaurante favorito, até ter aquela conversa com o meu chefe que tenho estado a evitar; (2) ter todas as minhas tarefas para o dia organizadas no meu bloco de notas, definidas exatamente na hora em que as tenho que fazer.
2. Workout Diário: Sem me querer alongar muito, direi somente que é parte indispensável da minha rotina, nem que não seja para dar o exemplo à equipa.
3. Management By Walk About (MBWA): Esta é possivelmente a tarefa mais importante que um Gestor de Clube poderá utilizar. Aconselho a fazer de duas em duas horas, contudo, para iniciantes nesta tarefa, pelo menos, antes de iniciarmos as nossas tarefas mais administrativas, após o almoço e antes de sairmos do clube. Esta é a ferramenta que nos permite inclusive poupar mais tempo, pois em vez de estarmos à espera que os problemas nos apareçam, conseguimos proactivamente falar com os nossos sócios/equipa, antecipar futuros problemas de manutenção e assegurar os standards.
4. Limpar a minha Inbox: Todos nós estamos cansados de ouvir/ler sobre os perigos do email e o quanto esta ferramenta pode ser tóxica. Contudo, mais fácil do que deixar de utilizar email, será certamente saber rentabilizar este instrumento. Para mim, no que respeita a emails, o mais irritante é aquele email que teima sair da nossa caixa de correio, seja ele do nosso chefe respeitante a uma nova tarefa que ele nos quer dar e nós estamos a evitar, ou de um dos nossos sócios sobre uma reclamação que tu ainda não sabes bem o que dizer. Para evitar este “bloqueio”, faço questão de limpar a minha Inbox assim que me sento ao computador e antes de dar por terminado o meu dia.
5. Definir os objectivos diários do Clube: Conseguimos atingir os nossos objectivos do dia anterior? Quantas sessões de PT vamos fazer hoje? Quantos novos sócios vamos conseguir inscrever? Quais são as prioridades diárias em termos de serviço ao cliente ou de manutenção? Todas estas questões deverão ser preparadas e definidas numa reunião de 10 minutos no início do dia. Este 10 minute meeting poderá ser feita individualmente com cada responsável de departamento ou então numa reunião geral com pelo menos um representante de cada departamento. O objectivo será todos os departamentos saberem exactamente o que é esperado de cada um, consoante os seus Key Performance Indicator’s (KPI’s).
6. Ler algum artigo sobre a nossa indústria: Estar a par do que se passa na nossa indústria é um game changer. Existem vários sites e recursos gratuitos  que podem ser utilizados para este efeito.
7. Nightly Review: antes de ir deitar-me, identifico quais foram as minhas 3 vitórias diárias (ex. a reclamação do sócios que conseguimos transformar num momento positivo de retenção). Apesar de simples, esta tarefa cuja realização não demora mais de 5 minutos, tem um efeito positivo extraordinário, permitindo-nos terminar o dia  com um mindset vitorioso e prontos para o nosso próximo dia.

Quais são as tuas práticas diárias de sucesso?

 

|1| Ihrsa.org / clubindustry.com / Health Club Management Magazine / CBI Magazine / theretentionpeople.com.

 

André Henriques é General Club Manager na Fitness First Middle East,  licenciado em Gestão do Desporto pela FMH e mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE Business School, sendo hoje uma das principais referências do sucesso dos portugueses,  além fronteiras, no mercado do fitness.
« Voltar às últimas notícias