16 de Maio – O Dia do Portugal Activo

16 de Maio – O Dia do Portugal Activo

Apoie o instituir do 16 de Maio como o “Dia do Portugal Activo”, por uma maior promoção do exercício físico e saúde.

O Portugal Activo, Associação de Clubes de Fitness e Saúde, está a liderar uma Iniciativa Legislativa junto da Assembleia da República, com a finalidade de Instituir o dia 16 de Maio como o “Dia do Portugal Activo”. O Projecto de lei que deu entrada no Parlamento defende a necessidade de promover a prática de actividades que envolvam exercício físico/desporto e consciencializar a população para uma vida mais activa.

Para que essa iniciativa se concretize é fundamental a participação de todos, através da adesão à iniciativa em https://bit.ly/2DA5oEg. Apoie esta iniciativa legislativa!

Portugal apresentou no ano de 2017, um valor de 68% de pessoas inactivas (mais 4% face aos resultados de 2013) uma das mais baixas taxas de actividade física e desportiva da União Europeia, o que indicia uma preocupante tendência de agravamento da inactividade da população Portuguesa (Cf. Eurobarómetros da UE sobre a Actividade Física, de 2013 e 2017).

Esta realidade, torna urgente a promoção do maior número de iniciativas possíveis, a apelar à prática de exercício físico e a informar sobre os benefícios do mesmo para a Saúde dos Portugueses.

“Está demonstrado que a inactividade física supõe um custo anual superior a 80 biliões de euros nos países da União Europeia”, dizem os autores do projecto de lei, referindo-se às doenças decorrentes precisamente dessa tendência para o sedentarismo. “Está demonstrado que um dólar investido no desporto corresponde a três dólares que se poupam com gastos na saúde”.

Daí que a educação para a saúde seja essencial para consciencializar a população para os riscos do sedentarismo e da inactividade e para os benefícios de um estilo de vida activo. “Nesse sentido, afigura-se urgente a instituição de um dia nacional que envolva e influencie todos, veiculando as devidas mensagens e promovendo as necessárias actividades práticas, unidos pela causa comum da actividade física e do desporto, a par de uma alimentação saudável e demais vias promotoras de uma vida (mais activa)”.

Fontes:
https://www.portugalactivo.pt
https://www.publico.pt

« Voltar às últimas notícias