10 Tendências do Fitness na Era Covid19

10 Tendências do Fitness na Era Covid19

O comportamento do consumidor mudou de forma drástica. O exercício físico serviu em tempo de Covid-19 para criar ligações entre as pessoas, as videoconferências tornaram-se normais, as transmissões em directo e um outro estilo de vida, conduziram os nossos comportamentos em modos que estaríamos longe de imaginar.
Nesse seguimento deixamos aqui algumas tendências do consumidor e como elas poderão moldar o fitness no futuro mais próximo:

Os Treinos Virtuais
- Muitas pessoas adaptaram-se aos treinos virtuais em casa e irão querer continuar nesse registo. Este será por isso um serviço que se espera que os ginásios continuem a fornecer.
- O treino virtual em directo (streaming) veio manter a proximidade com o ginásio e os seus profissionais, permitindo às pessoas introvertidas treinarem num ambiente onde se sente mais confiantes.

Os Treinos Outdoor
- A segurança será ainda a prioridade número um no futuro próximo por isso os ginásios com áreas externas irão precisar de utilizá-las e realizar programas ao ar livre, devendo os ginásios sem áreas exteriores procurar dinamizar actividades em parques/jardins próximos próximo.
- Espera-se uma nova geração de equipamentos de fitness para o outdoor, além da criação de um novo modelo de ginásios dedicados às actividades ao ar livre.

Modalidades:
- Yoga: com uma preocupação crescente pelo bem-estar mental, e com a inclusão de mais actividades dessa área no nosso quotidiano e nos ginásios, o yoga poderá ser uma das actividades mais procuradas.
- HIIT: os benefícios e resultados que os exercícios de HIIT trazem e a facilidade com que podem ser realizados em casa, facilitados pela abundância de treinadores por todo o mundo que oferecem exercícios diários da modalidade, podem levar esta aula para um outro nível de exposição e procura por parte dos clientes.
- Treino de Força: Depois de décadas em que as orientações de saúde aconselhavam os treinos cardiovasculares, novas directrizes têm indicado treinos à base de força para adultos com mais de 50 anos com benefícios para o atraso da perda de massa muscular e densidade óssea.
- Treinos individuais: as sessões de personal training individual presencial ou virtual terão uma maior procura, assim como a procura por estúdios mais pequenos com grupos menores de pessoas por aula.

 Instalações:
- As novas medidas de higiene e segurança nos ginásios é algo que os clientes já não vão dispensar, pois passaram a ser uma referência de qualidade.
- Novas configurações nos layouts dos ginásios poderão vir a acontecer, de modo a permitir que os mais introvertidos, que começaram por utilizar os treinos virtuais, possam fazer o transfer para o ginásio e os treinos presenciais.

Saúde Mental
- Esperamos que mais ginásios lancem serviços relacionados com a saúde mental, tanto presenciais como virtuais para apoiar os clientes que precisam de apoio psicológico.
- Outro exemplo poderá passar pela construção de canais de partilha de emoções como meio de apoio entre a comunidade, supervisionado por profissionais da saúde mental.

Tecnologia
- Com o crescimento do treino virtual, as empresas de base tecnológica começaram a investir na indústria do fitness, sendo esperado um crescimento rápido à medida que mais pessoas aderem a esta forma de treinar e manter a saúde e bem-estar.

Exercício Físico para as Crianças
- Com a obesidade infantil a ser uma crise global, um novo foco nessa área está a ser observado. As crianças, grandes utilizadoras de tecnologia, serão influenciadas por exercícios on-line. As aulas virtuais de educação física nas escolas e em casa deverão ser uma extensão natural dessa tendência.
- Os ginásios poderão também aconselhar, de forma mais activa, os pais a ajudar os seus filhos com o exercício físico.

Foco nos Produtos Exclusivos Presenciais
- Os ginásios poderão dar um novo foco às áreas e serviços que apenas podem ser utilizadas nas suas instalações como as áreas de piscinas e spa, ou equipamento especializado.

Gestão:
- Novas áreas de negócio necessitam de novas estratégias e planeamento de gestão. É preciso pensar os novos serviços como fontes de rendimento por si só, percebendo custos, proveitos e que acções devem ser desenvolvidas para que se tornem modelos independentes. Como rentabilizar as aulas online (live streaming e gravadas)? Que mensalidades cobrar? Como promover?
- Trabalho remoto: Com as aulas virtuais é possível que os ginásios venham a ter profissionais do fitness dedicados apenas aos treinos virtuais a partir de qualquer parte do mundo. Será fundamental ter um planeamento e estratégias definidas para este serviço.
- Valores Sociais: A solidariedade e a empatia têm sido qualidades avivadas neste período e os clientes vão esperar ainda mais isso dos profissionais.

Conteúdo de Informação
- As pessoas irão valorizar plataformas que os ponham em contacto com especialistas que lhes forneçam conteúdo útil sobre como podem alcançar os seus objectivos. Diversas empresas durante a pandemia disponibilizaram gratuitamente os seus conteúdos,  gerando um aumento na procura destas temáticas. Os ginásios devem beneficiar desta tendência desenvolvendo conteúdos educativos relacionados com o exercício físico, atraindo assim mais público.

Vemos que poderá surgir um novo modelo híbrido onde os ginásios terão os seus clientes a treinar em qualquer altura do dia, a partir de qualquer local, seja em casa, no trabalho ou num local de férias. Esta crise veio impulsionar o reconhecimento de que os serviços virtuais podem ser um upsell para o seu ginásio. Já não poderá ficar de fora desta tendência.

« Voltar às últimas notícias