10 Tendências de fitness para 2018, por Ivo Gomes

Quais a principais tendências do mercado do fitness em 2018, pela 12ª vez, a ACSM publica na sua edição de Novembro/Dezembro na ACSM’s Health & Fitness Journal® o estudo que revela as tendências de 2018.

O treino intervalado de alta intensidade tem sido uma tendência consistentemente no topo da classificação na tendências dos últimos anos, surgindo nos três primeiros desde 2014 “, afirmou Walter R. Thompson, Ph.D., FACSM, presidente da ACSM e principal autor da pesquisa e reitor associado na Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da Georgia State University, em Atlanta. “Embora os entrevistados tenham salvaguardado o facto de existir um risco relativamente maior de lesão associada ao HIIT, continua a ser muito popular em vários ginásios de todo o mundo”.

fitness-trends-2018A pesquisa ajuda a indústria da saúde e fitness a tomar decisões críticas de negócios e de programação. A ACSM expandiu a pesquisa deste ano para incluir organizações parceiras, como a Coalition for the Registration of Exercise Professionals® (CREP) e os 4.000 entrevistados estabeleceram um recorde que mais do que duplicou o dos anos anteriores. A pesquisa fornece 40 tendências potenciais para escolher, e os 20 maiores foram classificados e publicados pelo ACSM. O treino em grupo saltou quatro pontos para o segundo lugar. O número um do ano passado, tecnologia wearable, permaneceu no topo da lista como a terceira tendência mais popular.

E o top ten é o seguinte:

1 – High-Intensity Interval Training (HIIT): HIIT envolve pequenas explosões de atividade, seguido de um curto período de repouso ou recuperação, estes programas de exercícios são geralmente realizados em menos de 30 minutos.

2 – Treino em grupo: Os instrutores de exercícios em grupo ensinam, lideram e motivam indivíduos, através de aulas projetadas intencionalmente para alcançar um determinado objectivo. Os programas de grupo são projetados para serem motivadores e eficazes para pessoas em diferentes níveis de aptidão física, com instrutores que usam técnicas de liderança que ajudam os indivíduos alcançar metas de fitness.

3 – Tecnologia Wearable: Inclui fitness trackers, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de localização com GPS.

4 – Treino com peso corporal: O treino com peso corporal usa equipamentos mínimos, tornando-o mais acessível. Não se limita apenas a flexões e elevações, esta tendência permite que as pessoas consigam fazer movimentos básicos de fitness.

5 – Treino de força: O treino de força continua a ser uma ênfase central para muitos ginásios e health clubs. A incorporação de treino de força é uma parte essencial de um programa completo de exercícios para todos os níveis e gêneros de atividade física. (Os outros componentes essenciais são o exercício aeróbio e a flexibilidade).

6 – Profissionais de fitness formados e experientes: Dado o grande número de organizações que oferecem certificações de saúde e fitness, é importante que os consumidores escolham profissionais certificados através de programas credenciados pela Comissão Nacional de Agências de Certificação (NCCA), como os oferecidos pela ACSM.

7 – Yoga: Com base na tradição antiga, o yoga utiliza uma série de posturas corporais específicas praticadas para a saúde e relaxamento. Isso inclui Power Yoga, Yogalates, Bikram, Ashtanga, Vinyasa, Kripalu, Anurara, Kundalini, Sivananda e outros.

8 – Personal Training: Há cada vez mais estudantes que se especializam em kinesiologia, o que indica que se estão a preparar para carreiras em áreas de saúde aliadas, com o treino pessoal. Educação, treino e formação adequado para treinadores pessoais tornaram-se cada vez mais importantes para as instalações de saúde e fitness que contratam estes profissionais.

9 – Programas de fitness para idosos: À medida que a geração do baby boom envelhece para a reforma, algumas dessas pessoas têm mais dinheiro disponível do que seus colegas mais jovens. Portanto, muitos profissionais de saúde e fitness estão a dedicar-se a criar programas adequados a idades mais maduras, para manter os adultos mais velhos saudáveis e ativos.

10 – Funcional Fitness: Esta é uma tendência que se fundamenta no uso do treino de força para melhorar o equilíbrio e facilitar as rotinas da vida diária. Os programas de fitness funcional e especiais para adultos mais velhos estão intimamente relacionados.

Conheça toda a informação em: journals.lww.com

Fonte: ACSM’s Health Fitness Journal

 

 Ivo Gomes é Co-Founder e CMO da All United Sports
« Voltar às últimas notícias